Diferente do que muita gente pensa, o jiló não é um legume e sim uma fruta. É originária da África, mas bem conhecida em todo o Brasil, apesar de não ter tantos fãs por ser bastante amargo. Mas como é um vegetal muito saudável, vale a pena investir em receitas diferentes para incluir na dieta, como é o caso do suco de jiló. Veja quatro combinações de sabores para experimentar e conheça os benefícios do jiló para a saúde.
Suco de jiló emagrece?
A primeira questão sobre o suco de jiló vai incentivar muita gente a preparar as receitas. Sim, dentro de uma dieta equilibrada, o jiló ajuda a emagrecer. As razões são que essa fruta é diurética, eliminando os líquidos que incham o corpo.
Também possui muitas fibras, o que faz o intestino funcionar melhor e incentiva o emagrecimento. Além disso, é uma rica fonte de vitaminas e minerais que fortalecem o organismo e assim o emagrecimento ocorre de forma mais natural.
Por fim, o jiló também possui poucas calorias, então especialmente se misturar com água e outros ingredientes igualmente saudáveis, o suco de jiló vai ajudar a manter a boa forma. Mas lembre-se que toda a alimentação precisa ter qualidade e também é recomendada a prática de atividade física, ou o emagrecimento não tem como acontecer.
Benefícios do jiló para a saúde
Além de contribuir com o emagrecimento dentro de uma dieta saudável, o suco de jiló traz mais benefícios para a saúde. Isso porque, como mencionado anteriormente, é um vegetal rico em vitaminas, fibras e também fornece ferro, fósforo, cálcio, potássio e magnésio, minerais essenciais para a manutenção do corpo.
1. Contribui com a renovação das células
Ter células saudáveis é o básico para todos os órgãos funcionem corretamente, já que todo o corpo é feito de células. Então, ao consumir o jiló, você vai contribuir um pouco mais para a renovação celular, o que vai fazer os órgãos funcionarem com mais qualidade, vai rejuvenescer a sua pele e prevenir doenças causadas pelas células doentes, como o câncer.
2. Melhora a saúde da visão
O jiló tem propriedades que ajudam a reduzir a pressão ocular, contribuindo com a manutenção da saúde nessa parte do corpo. Para obter melhores resultados é importante aliar o consumo a uma alimentação equilibrada que evite a pressão alta.
3. Beneficia a saúde bucal
Por ter um efeito bactericida leve, o jiló também vai ajudar a eliminar as bactérias que vão se acumulando dentro da boca com o tempo, mesmo mantendo uma boa higiene oral. Assim, o hálito também fica mais fresco.
4. Atua no tratamento da anemia
A maioria dos casos de anemia acontece por deficiência de ferro no sangue. Por isso, como o jiló contém esse mineral, ele pode contribuir junto com uma alimentação recomendada pelo nutricionista e com o tratamento médico.
5. Ajuda a manter boas taxas de açúcar no sangue
A riqueza de fibras e a baixa quantidade de carboidrato do jiló fazem dele um componente da alimentação saudável e em especial para diabéticos ou pré-diabéticos. Ele evita que ocorram picos de açúcar no sangue, o que faria desencadear os sintomas da doença.
4 Receitas de suco de jiló
Esses benefícios todos do jiló englobam o melhor funcionamento do corpo todo, pois é um trabalho conjunto. Então você tem boas razões para consumi-lo. Para se inspirar, veja como fazer quatro versões do suco de jiló.
1. Suco de jiló simples
A receita é simples, mas tem um ingrediente especial que deixa o sabor mais gostoso e também é muito saudável, o gengibre.
Ingredientes
- Água: 200 mililitros;
- Gengibre fresco ralado: 1 colher de sopa;
- Jiló: 1 unidade;
- Adoçante: 5 gotas.
Modo de preparo
1. Comece pelo jiló, lavando bem e cortando em partes, sem as pontas.
2. Lave e rale o gengibre na hora.
3. Coloque tudo no liquidificador, coe se preferir, adoce e está pronto para beber.
2. Suco de jiló com limão
Além de deixar o sabor mais gostoso, o limão faz esse suco ter ainda mias vitamina C e ajuda a deixar o sangue mais alcalino, blindado contra doenças.
Ingredientes
- Jiló: 1 unidade;
- Limão: 1 unidade;
- Água: 1 copo;
- Adoçante: 5 gotas.
Modo de preparo
1. Lave o jiló, remova as duas pontas e corte-o em partes menores.
2. Descasque o limão e corte em partes.
3. Coloque no liquidificador a água, o limão e o jiló e bata bem até virar um suco.
4. Depois coe, adoce e está pronto para beber. A receita é pequena porque esse suco não deve ser guardado. Deve beber tudo na hora.
3. Suco de abacaxi com jiló
O abacaxi é uma refrescante, rica em água, docinho quando maduro e com muitas fibras. A casca, que é mais utilizada nessa receita, também tem todos os nutrientes da polpa.
Ingredientes
- Jiló: 1 unidade;
- Abacaxi: cascas de 1 unidade;
- Água: 200 mililitros;
- Adoçante: se necessário.
Modo de preparo
1. Lave o jiló, retire as pontas e corte em quatro.
2. Lave bem o abacaxi com a casca antes de cortá-la.
3. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata muito bem. Uma dica para evitar usar adoçante é usar pedaços de um abacaxi bem maduro, quando está mais doce.
4. Depois é só coar, colocar umas pedras de gelo e beber na hora.
4. Suco detox de jiló
A couve é um ingrediente importante no suco detox, pois age melhorando o funcionamento do intestino e estimulando a eliminação das toxinas. Assim, esse suco favorece o emagrecimento.
Ingredientes
- Água: 200 mililitros;
- Jiló: 1 unidade;
- Couve manteiga: meio maço;
- Adoçante: 5 gotas.
Modo de preparo
1. Lave bem as folhas de couve, rasque em pedaços menores.
2. Lave bem o jiló e corte em partes, sem as pontas.
3. Depois bata tudo no liquidificador, menos o adoçante. Quando estiver batido, coe e adoce. Consuma na hora.