O caju é uma fruta brasileira, mas que é cultivada e apreciada em outros países e continentes. Seu nome científico é Anacardium accidentale, que é a fruta maior e mais comum, e tem também o Anacardium humile que é o caju mini. Entre tantas receitas que se pode preparar com essa fruta, uma das mais populares é o suco de caju. Conheça seus benefícios para a saúde e veja receitas para experimentar.
Benefícios para a saúde
A título de curiosidade, quando fala-se na fruta do caju, a biologia considera que a verdadeira fruta é a castanha que fica dentro da parte marrom na ponta. A parte avermelhada com a polpa macia e suculenta chama-se pedúnculo. É por causa da aparência dessas duas partes, que popularmente chama-se o pedúnculo de fruta. Então, você vai ver a seguir os benefícios de tomar suco de caju tanto da castanha, quanto da parte suculenta.
1. Controle do colesterol
O primeiro dos benefícios do suco de caju é auxiliar no controle do colesterol. Ele possui gorduras boas que contribuem para a redução do colesterol LDL, que é o tipo prejudicial. Ao manter esse problema controlado, podem-se evitar também outras doenças cardiovasculares, como derrame, infarto, pressão alta e aterosclerose.
2. Auxílio no emagrecimento
O caju é uma fruta pouco calórica. São cerca de 53 calorias para cada 100 gramas, o que, nesse sentido, não prejudica a dieta. Além disso, tem um percentual baixíssimo de gordura, e o pouco que tem é do tipo benéfico para o organismo. Também é rico em fibras, o que é essencial para que o sistema gastrointestinal trabalhe de forma saudável e seja possível emagrecer.
3. Fortalece ossos e dentes
Por ser rico em cálcio e magnésio, também ajuda a manter os ossos e dentes fortalecidos. Em especial para as pessoas mais velhas, esse é um benefício importante para prevenir a osteoporose.
4. Oferece ação antioxidante
Seu efeito antioxidante ocorre quando a fruta é digerida e metabolizada. Diferentes tipos de seus componentes vão agir protegendo as células de todo o corpo contra a oxidação. Quando as células oxidam, elas adoecem e podem morrer. Quando isso acontece o resultado é o envelhecimento precoce, a dificuldade em tratar e cicatrizar ferimentos e, em casos mais graves, pode até iniciar o desenvolvimento de câncer.
4 Receitas de suco de caju
Você pode preparar um suco simples, só com caju e água, ou misturar outros ingredientes, como vai ver nessas sugestões refrescantes.
1. Com limão
Para o almoço ou para o lanche da tarde, especialmente no verão, esse suco bem gelado é muito bom. Tem ainda todos os benefícios que o limão oferece para a saúde.
Ingredientes
Polpa de caju concentrada: 400 mililitros;
Limão: suco fresco de 4 unidades;
Gelo: 400 gramas;
Água: se necessário.
Modo de preparo
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem;
- Prove, se achar necessário adoce. Coloque a quantidade de água suficiente para que fique na textura e sabor desejados.
2. Com manga
Essa é outra combinação que dá certo. O suco fica mais consistente, então adicione água até ficar do seu gosto.
Ingredientes
Caju: 1 unidade;
Manga: 1 unidade;
Água: 350 mililitros;
Açúcar demerara: 2 colheres (sopa);
Gelo: a gosto.
Modo de preparo
- Prepare as frutas e depois bata todos os ingredientes no liquidificador;
- Ajuste a quantidade de água e de açúcar a gosto.
3. Com acerola
Os sabores do caju e da acerola ficam ótimos juntos, com leve sabor cítrico. É bem simples de fazer.
Ingredientes
Caju: 250 gramas;
Acerola: 90 gramas;
Gelo: a gosto:
Mel: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Para todos os ingredientes, menos o mel, no liquidificador até espumar;
- Coe, adoce com o mel e já pode servir.
4. Suco de caju com laranja e hortelã
Por fim, uma combinação bem prática e saborosa, pois a laranja combina com qualquer outra fruta.
Ingredientes
Caju: 1 unidade;
Água: a gosto;
Hortelã: 4 folhas;
Gelo: a gosto;
Laranja: 1 xícara (chá) de suco.
Modo de preparo
- Prepare as frutas depois bata tudo no liquidificador;
- Vá adicionando água aos poucos, apenas para chegar na consistência desejada, sem deixar o suco fraco.
Você pode ainda experimentar misturar o caju com melancia, maçã, pera, abacaxi, cenoura, além de adicionar gengibre e erva-doce nas receitas.