Um sal saudável e que pode ser usado na alimentação de pessoas que sofrem de hipertensão: o segredo está no uso de ervas aromáticas e medicinais, e na baixa concentração de sódio.
Este sal é melhor do que o comum para nossa saúde e tem uma elevada concentração de ervas aromáticas, o que o torna muito gostoso.
O alecrim, por exemplo, que é ótimo para o sistema nervoso, combatendo o estresse e a ansiedade.
Conta ainda com o manjericão, que tem na sua composição potássio, ferro, cálcio, magnésio e vitamina C. Esta erva é ótima para o sistema cardiovascular, e ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, estimula os músculos e ajuda a reduzir as arritmias cardíacas. Os flavonoides presentes no manjericão também auxiliam na proteção das células contra os radicais livres. Alé disso, essa erva medicinal ajuda no processo de digestão e age como anti-inflamatório, protegendo o intestino de infeções.
Paracompletar, ainda conta com o orégano, que é um antioxidante com propriedades diurética. É excelente para estimular o sistema nervoso e o apetite.
Convencido? Então confira a receita do sal:
Ingredientes
- Alecrim desidratado: 20 gramas
- Manjericão desidratado: 20 gramas
- Orégano desidratado: 20 gramas
- Sal marinho: 10 gramas
Para que as medidas sejam o mais precisas possíveis, use uma balança. Se não tiver, faça da seguinte forma: uma colhe de sopa cheia de ervas (+/- 20 gramas) e meia colher de sopa de sal (+/- 10 gramas).
Preparação
1. Misture bem todos os ingredientes no liquidificador.
2. Guarde seu sal de erva num frasco de vidro;
3. Utilize-o para substituir o sal comum.
Confira no vídeo a seguir uma outra receita de sal:
Importante: essa dica não deve substituir uma consulta ao médico!