Os temperos prontos são muito práticos, porém a maioria tem muito sal, conservantes e outros aditivos que você não precisa consumir. Então, a dica é reservar um dia da semana que estiver com folga e preparar receitas caseiras para substituir os temperos prontos. Depois que fizer, é só armazenar direitinho e usar com a mesma praticidade no dia a dia.
Tempero de cebola e alho
Para muita gente, alho e cebola são indispensáveis nas receitas salgadas. Por outro lado, descascar esses dois ingredientes toda vez que for cozinhar não é prático, além de deixar as mãos com cheiro forte. A solução é pegar muito alho e muita cebola, e bater no liquidificador ou processador para fazer uma pastinha maravilhosa. Veja o passo a passo:
Tempero verde
Esse tempero leva alho, cebola, óleo, sal, salsinha, louro e ervas secas. Pode usar em todos os tipos de carnes, arroz, macarrão e molhos variados. Depois de tudo batido, coloque em um frasco de vidro bem fechado e use ao longo do mês, que é o tempo que ele dura na geladeira. Veja como fazer:
Tempero picante com gengibre
Para dar uma variada nos sabores, essa receita leva o sabor especial do gengibre junto com alho, cebola, sal, óleo e uma pimenta malagueta do tamanho que você quiser, conforme gostar da picância. Pode usar em todas as receitas que desejar. Veja como se faz:
Tempero baiano caseiro
Esse é um mix de temperos em pó. Geralmente esse tipo é uma boa opção para comprar pronto, pois tem só os temperos em pó mesmo. Mas, se não encontrar, veja quais são os ingredientes que pode usar para fazer o seu em casa, e depois adapte conforme o seu gosto: colorau, páprica doce, açafrão, orégano, pimenta calabresa, noz-moscada, pimenta-do-reino preta e branca, cominho, louro, curry, manjericão, coentro moído, cebola, alho e salsa desidratados, alecrim, tomilho e 1 colher de chá cheia de sal.
Caldo tipo Knorr caseiro
E se você gosta do famoso caldo Knorr em cubinhos, pode também fazer as versões caseiras. Aprenda a preparar caldo caseiro de legumes, frango e carne.