A manteiga é um alimento derivado do leite muito consumido em todo o mundo. Atualmente ela tem sido divulgada como uma opção melhor do que a margarina, porque a manteiga é mais natural e, embora contenha gorduras saturadas que podem aumentar o colesterol, contém diversos outros benefícios à saúde, diferente da margarina é um alimento industrializado mais difícil de processar. Então, para que a manteiga seja uma escolha ainda mais saudável você pode optar pela manteiga ghee. Já ouviu falar? Saiba o que é, seus benefícios, como fazer em casa e onde comprar se quiser tê-la pronta.
Veja também: benefícios de fazer comida com banha de porco
O que é?
Essa manteiga é feita com a manteiga convencional, mas é mais saudável e não contém a lactose da manteiga. É também livre de soro e de todos os resíduos do leite, sendo uma versão mais pura, por isso também é chamada de manteiga clarificada.
Além de ser consumida, ela pode servir de óleo para massagem (ajudando a prevenir rugas e a tratar pele seca) ou como componente para uma máscara de rosto. Por não conter resíduos de leite, não precisa ser armazenada na geladeira.
Benefícios para a saúde
Embora seja uma versão mais saudável por ser mais pura, a manteiga ghee continua sendo gordurosa, por isso, deve consumi-la com moderação. Em cada colher tem, em média, 110 calorias. Apesar disso, são muitos os benefícios nutricionais presentes nela:
Fonte de energia
É composta por gorduras dos tipos ácidos graxos que são benéficas para a saúde. Em vez de ser uma gordura armazenada no tecido adiposo para ficar estocada, o que faz engordar, ela é usada como fonte de energia para o corpo, o que é ótimo para quem leva um estilo de vida saudável com atividade física.
Opção para intolerantes
Muitas pessoas são intolerantes à lactose ou possuem alguma alergia relacionada a essa proteína. Há também pessoas com problemas gastrointestinais que têm os sintomas agravados quando consomem lactose ou caseína. Então, a manteiga ghee é uma aliada no cardápio por ser livre desses componentes.
Manutenção da saúde cardiovascular
Há quem pense que todos os alimentos gordurosos fazem mal ao coração e à corrente sanguínea, mas não é bem assim. Embora a manteiga tenha mesmo uma quantidade de gorduras saturadas, que são ruins, ela também contém bastante gordura insaturada que é necessária para a manutenção do sistema cardiovascular.
Rica em vitaminas e minerais
Consumi-la é ter uma fonte de cálcio, vitaminas A, D, K e E. Sendo assim, é um alimento que beneficia, por exemplo, a saúde dos olhos, dos ossos e da pele. Além disso, sua grande quantidade de vitaminas faz com que seja uma boa fonte de antioxidantes que ajudam as células do corpo todo a estarem sempre saudáveis e renovadas.
Como fazer em casa
Essa receita vai demorar aproximadamente uma hora e meia para ficar pronta, desde a sua concepção até ao momento indicado para consumo. Para fazer você só vai precisar de 1 quilo de manteiga tradicional sem sal e de boa qualidade.
1. Derretendo a manteiga
Comece por colocar a manteiga numa panela de inox ou de vidro, com um fundo antiaderente para ela não grudar. Leve ao fogo médio até derreter.
2. Limpando a manteiga
A manteiga vai soltando resíduos lácteos provenientes do seu preparo, os quais você deve recolher com uma escumadeira ou uma colher e descartar.
3. Observando o resultado
Depois de retirar todos os líquidos e espuma resultantes da manteiga (as gorduras saturadas vêm para a superfície), vai ver que ela está amarela e transparente. Nessa fase saberá que a sua receita está pronta.
4. Armazenando
Passe a ghee para uma vasilha de vidro e tampe apenas quando esfriar. Assim que estiver frio, tampe o recipiente e guarde a vasilha num local fresco sem exposição à luz do sol. Se o recipiente estiver bem fechado não precisa colocar na geladeira. O objetivo é que essa manteiga fique sólida e não líquida.
Onde comprar?
Se não quiser fazer em casa você pode comprar a manteiga ghee em grandes supermercados ou em lojas de produtos naturais. O preço é bem superior à manteiga tradicional, por isso que é mais vantajoso fazer a versão caseira.