Menu

Como usar a técnica de stencil para pintura no chão e na parede

Esse processo é para quem quer colocar a mão na massa na decoração de casa

Crédito: Freepik

Publicidade

Decorar a casa com peças e técnicas de artesanato é uma solução para economizar e deixar os ambientes personalizados. Além do mais, é uma enorme satisfação olhar para cada cantinho da casa e ver que ali tem uma arte feita por você. Uma das formas de deixar os seus ambientes cheios de estilo com artesanato é utilizando a técnica do stencil para pintura, já ouviu falar?

O que é stencil?

O stencil é o uso de moldes para fazer pintura em superfícies. Esses moldes são desenhos vazados feitos em uma folha de acetato transparente. Você desenha, faz o recorte do desenho, e depois coloca a folha recortada sobre a superfície.

Então, usa um rolinho e tinta para fazer a pintura. É possível usar essa técnica em pisos, paredes, tetos, móveis e tecidos, dependendo do material e da tinta que for usar.

Como fazer stencil para pintura em casa

Você pode comprar o stencil pronto em lojas de artesanato, aí só precisa ir direto para a pintura. Mas também pode fazer a sua versão caseira, com o desenho que desejar. Veja, a seguir, um passo a passo de como preparar o seu stencil para pintura, compartilhando as recomendações da Vila do Artesão.

Publicidade

Escolha do desenho

O primeiro passo é escolher o desenho. Você pode encontrar na internet, salvar e ampliar para imprimir do tamanho que deve ficar na sua parede e que caiba na folha de acetato transparente. Dá para escolher um desenho só, que você vai transformar em um padrão sequencial por toda a superfície.

Transferindo o desenho para a folha de acetato

Crédito: Vila do Artesão

Depois que você imprimir do seu desenho, coloque-o sobre uma mesa e, por cima, coloque a folha de acetato transparente. Então, com uma caneta de projetor, trace as linhas do desenho sobre a folha de acetato.

Recortando

Crédito: Vila do Artesão

Depois que o desenho já estiver na folha de acetato, use um estilete para recortar as partes do desenho que vão ficar vazadas, permitindo a passagem da tinta. Escolha uma superfície bem firme e um estilete afiado para cortar com facilidade e não estragar seu desenho. Após o recorte você terá o seu stencil pronto.

Aplicando a cola

Crédito: Vila do Artesão

Agora tem mais uma parte importante, que é aplicar cola no verso do stencil. Isso serve para que ele fique fixado na superfície na hora de fazer a pintura, evitando borrões. Nas lojas de artesanato e papelaria você encontra pequenos potes de “cola permanente”.

Publicidade

Aplique a cola na parte que for o verso do seu stencil, usando uma espátula, e removendo o excesso. Espere um pouco para secar e obter o ponto de aderência da cola. Depois é só usar. Ela não vai fazer a folha ficar colada na superfície, só vai funcionar como um adesivo para firmar enquanto você aplica a tinta sobre o desenho.

Aplicando o stencil para pintura

Veja no vídeo abaixo um exemplo de como aplicar o stencil no piso de azulejo usando tinta lavável e uma esponja grossa:

Nesse outro vídeo veja com fazer a aplicação de stencil em parede:

Publicidade

Modelos de stencil para pintura no chão

Para se inspirar a fazer no chão da sua casa, veja lindas fotos de modelos de stencil para pintura em diferentes tipos de piso.

Com verniz para dar acabamento

Crédito: Cutting Edge Stencils

Piso de cimento com stencil cinza-escuro

Crédito: Cutting Edge Stencils

Desenho branco sobre piso de madeira

Crédito: Royal Design Studio

Um novo banheiro

Crédito: Cutting Edge Stencils

Modelos de stencil para pintura na parede

Na parede é mais fácil de fazer, pois não precisa ficar esperando a tinta secar para fazer em toda a superfície. Veja essas ideias.

Borboletas

Crédito: Stencil Decor

Pequenos cactos

Crédito: Stencil Decor

Triângulos

Crédito: Stencil Decor

Pontilhados geométricos

Crédito: Stencil Decor
Sair da versão mobile