A pandemia continua avançando com variantes do coronavírus, ao mesmo tempo em que a ciência avança com soluções para reduzir o risco de contágio da doença e a gravidade dos sintomas. Agora, além dos cuidados que já conhecemos, foi criado um spray nasal que promete proteger por até 8 horas contra todas as variantes.
É possível contrair covid, gripe e resfriado ao mesmo tempo
O spray nasal contra covid não substitui a vacina
A criação do spray nasal contra covid é mérito de pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, que obtiveram resultados satisfatórios ao testar o produto em camundongos de laboratório.
Mas, os responsáveis pelo novo produto alertam: o spray é um complemento preventivo contra a doença, que não substitui o efeito das vacinas.
“Esses tipos de moléculas que previnem infecções, ou medicamentos antivirais, não podem substituir as vacinas na proteção da população contra a doença do coronavírus” — disse em comunicado o professor Kalle Saksela, que está envolvido neste estudo e em outra pesquisa, que busca desenvolver um imunizante em spray contra a doença.
Então, continua sendo importante se vacinar, necessário usar máscara e manter o distanciamento social. Mesmo assim é ótimo saber de mais uma ferramenta para nos proteger em determinadas situações.
Como funciona?
A equipe de cientistas desenvolveu a molécula TriSb92, que tem a capacidade de inativar a proteína Spike do coronavírus, utilizada por ele para invadir as células.
Essa molécula, quando borrifada dentro das narinas por meio do spray, oferece proteção eficaz a curto prazo.
O tempo de eficácia do produto é de pelo menos oito horas, a partir do momento em que é aplicado, e funciona mesmo em casos de alto risco de exposição.
Os pesquisadores e criadores do spray explicaram: “O TriSb92 neutraliza o SARS-CoV-2 e suas variantes, incluindo a Delta e a Ômicron. A administração intranasal de uma dose modesta de TriSb92 (de 5 a 50 microgramas), oito horas antes da exposição ao coronavírus, protegeu eficientemente 1.351 camundongos da infecção”.
Ainda não pode ser usado por humanos
O spray nasal contra covid ainda está em fase de testes. Os resultados ainda precisam ser revisados por pares e mais pesquisas são necessárias antes que o produto possa ser usado em humanos.
Veja também: Vacina contra Covid: certezas e dúvidas sobre o futuro
Fonte: O Globo Saúde