Para quem está sempre em busca de novas maneiras para deixar os cabelos hidratados e sedosos, nada melhor do que descobrir opções simples e sem química. A dica da vez é que, além de fazer hidratação caseira, você também pode usar soro fisiológico no cabelo.
Dicas para soro fisiológico no cabelo
O soro fisiológico é uma solução salina esterilizada, composto de cloreto de sódio a 0,9%. No caso do uso no cabelo, o soro ajuda a prolongar o efeito da hidratação e a reduzir o frizz porque promove o selamento da cutícula dos fios. A aplicação do soro é muito simples e há diferentes maneiras de fazer. Escolha a que melhor se encaixa na sua rotina de cuidado capilar.
1. Use o soro fisiológico no cabelo todos os dias
Se estiver com o cabelo danificado, pode aplicar o soro sempre que fizer a lavagem, todo dia ou dia sim e dia não. A aplicação deve ser feita como último enxague, depois de tirar o shampoo ou condicionador – aquele que for usado por último. Então, use o soro no lugar da água para enxaguar o produto.
2. Aplique o soro após uma máscara de hidratação
Se você costuma fazer hidratação semanal no cabelo, aplique o soro depois de fazer o enxague da hidratação. Passe uma generosa quantidade de soro em todos os fios, como se estivesse enxaguando com água. Depois é só escorrer, pentear e deixar secar. Pode aplicar seu finalizador, sem problemas.
3. Adicione o soro na sua hidratação com Bepantol
Caso você não saiba, outro produto muito comum feito para a pele também pode ser usado nos cabelos: o Bepantol. Você pode adicionar o soro junto na sua máscara de hidratação com Bepantol. Deixe agir normalmente e depois enxague com água morna.
4. Coloque o soro no seu finalizador
Se não quiser usar o soro fisiológico no cabelo durante o banho, misture cerca de 1 colher de sopa em 200 mililitros do seu leave in ou outro creme finalizador que costuma usar, e aplique normalmente nos fios, sem enxaguar.
5. Hidratação com soro fisiológico e ampola de vitamina A
Essa receita de hidratação é potente não só para hidratar, mas para nutrir e reconstruir os fios que estão bem danificador.
Ingredientes
- Ampola de vitamina A: 1 unidade;
- Máscara hidratante: 2 colheres de sopa;
- Soro fisiológico: 1 colher de sopa;
- Glicerina: 1 colher de sopa;
- Mel: 1 colher de sopa;
- Óleo de semente de uva: 1 colher de chá.
Modo de usar
- Misture muito bem todos os ingredientes em um potinho.
- Lave os cabelos só com shampoo, escorra bem e penteie. Separe por mechas.
- Aplique a máscara preparada em cada mecha, enluvando bem. Faça um coque e deixe agir por 15 minutos.
- Depois enxague com água morna e está pronto. Se o cabelo estiver bem danificado, pode repetir uma vez por semana.
Benefícios de usar soro fisiológico no cabelo
De acordo com os dermatologistas, o soro fisiológico no cabelo pode mesmo trazer benefícios aos fios, pois o pH do soro é semelhante ao do organismo humano, então ele é um ótimo hidratante capilar.
Ele pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, não importa se tem química ou não. Justamente pelo fato da semelhança no pH, o soro fisiológico reequilibra as propriedades dos fios, ajudando a fechas as cutículas e trazendo mais brilho e maciez.