As sopas instantânea apresentam-se nos estabelecimentos comerciais como sendo muito práticas e como se fossem substitutas para sopas de legumes. Claro que são muito rápidas, é verdade, uma vez que os legumes não têm de ser preparados nem lavados, tudo está dentro de um saquinho que quase imediatamente lhe dá uma sopa quentinha para comer.
Quem come sopas destas deve, no entanto, saber o que está fazendo. Elas têm presença excessiva de sódio, que prejudica o funcionamento de órgão vitais, entre muitos outros problemas que vamos explorar em seguida. Quem paga é o seu coração. E os rins.
Incluir essa sopa na sua alimentação vai esgotar o limite diário de sódio. O consumo recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de cerca de 2 gramas diárias de sódio para uma pessoa que não seja hipertensa, claro, porque se for deve ingerir menos quantidade ainda. Um saco destas sopas contém entre 500 e 800 mg de sódio, ou seja, cerca 25% das suas necessidades diárias. O consumo excessivo de sódio tem como agravantes o facto d pôr o coração e os rins a trabalharem muito para conseguirem manter a pressão arterial estável.
“A maior parte do alimento é formada por amido ou fécula”, conta o especialista Israel Adolfo, explicando que os nutrientes presentes nestas sopas são tão poucos e tão pobres que quase não fazem diferença no seu valor nutricional. Ou seja, além de lhe fazer mal, também não tem nada que lhe faça bem, ou que sacie a fome.
Os elementos que realçam o sabor, como o glutamato monossódico, que perduram nestas sopas, aumentam a pressão porque contém grandes quantidades de sódio, mas ainda consegue trazer outros problemas à saúde: dificuldade na aprendizagem, alzheimer e parkinson.
Quase não há fabricantes que especifiquem as quantidades de conservantes, corantes e aromatizadores que estão presentes nas sopas, portanto não é possível avaliar com rigor o quanto que estes ingredientes nos estão prejudicando, e se eles foram responsáveis por alguma doença no nosso organismo.
Estas refeições já prontas podem facilmente aumentar os triglicéridos, uma vez que uma embalagem de 20 gramas tem 2,5 gramas de gordura, que muitas vezes é gordura trans.
Nestas sopas altamente industrializadas é muito difícil sentir o sabor dos ingredientes, porque elas são praticamente sódio e ingredientes químicos. Numa sopa feita em casa você consegue perceber o sabor de todos ou quase todos os ingredientes, porque eles não estão sendo substituídos por substâncias químicas que intensifiquem ou disfarcem o sabor.