Sentir muito sono e dormir longas horas depois de uma atividade altamente desgastante é normal. Já na sonolência, ou hipersonia, a pessoa sente sono diariamente, ao longo do dia, e dorme horas a fio a noite toda. Essa condição precisa ser controlada, pois o sono pode acontecer a qualquer momento, seja durante uma conversa, enquanto cozinha ou está no trânsito.
Entretanto, ela não é a mesma coisa que narcolepsia, quando a pessoa dorme inesperadamente, sem ser capaz de controlar. A hipersonia é um estado crônico de fadiga, mesmo depois de dormir mais de dez horas seguidas, porém não faz a pessoa dormir de forma inesperada.
Causas de sonolência excessiva
Ela é dividida entre primária e secundária. No tipo primária, ocorre porque a parte do cérebro que controla as funções do sono está desequilibrada, não havendo outras razões aparentes. O tipo secundário é desencadeado por outros problemas de saúde, como:
1. Apneia do sono
Esse distúrbio do sono é quando o canal respiratório da pessoa fica obstruído enquanto ela dorme, fazendo com que pare de respirar por alguns segundos várias vezes ao longo da noite. A pessoa acorda cansada, indisposta, pois teve um sono interrompido. Depois de noites a fio, começa a sentir-se cansada o dia inteiro.
2. Alterações hormonais
As alterações hormonais nem sempre são um problema, mas interferem na qualidade do sono e de outras funções do corpo. Quando se prolonga por muitos dias, acaba causando a hipersonia temporária.
3. Anemia
Pessoas que têm anemia sentem sonolência porque a doença reduz a hemoglobina no sangue, que é responsável pelo transporte de oxigênio. Quando o corpo está com pouco oxigênio, fica lento e sonolento.
4. Medicamentos
Alguns tipos de medicamentos controlados, em especial os relaxantes, fazem a pessoa sentir-se sonolenta de forma crônica, pois toma o remédio todos os dias.
5. Privação do sono
Algumas pessoas necessitam trabalhar a noite toda, mas o organismo não se acostuma a dormir durante o dia. Outras não conseguem dormir à noite e não podem dormir de dia. Então desenvolvem a sonolência por nunca conseguirem descansar o suficiente.
Como tratar?
O tratamento da hipersonia deve ser feito com um médico. Se o problema for não se adaptar a um novo horário de trabalho, a solução é voltar para o horário normal. Se for por causa de medicamentos, converse com o médico sobre esse efeito colateral, pois atrapalha a rotina.
No caso de anemia, esse é o problema que deve ser tratado pelo médico, que quando estiver resolvido o sono exagerado vai desaparecer. Com a apneia é a mesma coisa, depois do tratamento médico a pessoa volta a dormir bem e acordar disposta. Os tratamentos médicos variam conforme cada caso, podendo fazer uso de medicamentos e mudanças dos hábitos de vida.
Sonolência excessiva na gravidez
Esse problema é muito comum na gravidez, em especial nos primeiros meses de gestação. É uma fadiga natural por causa de toda a transformação que está acontecendo no seu corpo para que o bebê tenha espaço para crescer.
A partir do terceiro mês essa fadiga vai desaparecendo e volta no final da gestação, quando a barriga está pesando. Logo na primeira semana após o parto, o corpo vai repondo as energias e tudo vai voltando para o seu lugar.
Que médico consultar e quando?
Sentir-se fadigado diariamente não faz bem à saúde. Portanto, deve ir ao médico quando perceber que o excesso de sono está atrapalhando sua rotina e sua qualidade de vida, não importa o motivo.
O médico a consultar vai depender da causa do problema. Se for infantil, o primeiro médico a levar é ao pediatra. Em idosos, ao geriatra. Adultos podem ir ao neurologista, endocrinologista ou hematologista.