Aquela sensação de cansaço constante e sono durante a gravidez não é motivo para assustar. É normal sentir-se exausta e ter a impressão de que o sono está sempre atrasado. Muitas mulheres se sentem exaustas e isso tem uma justificativa. A gravidez é uma revolução no organismo.
A sensação de cansaço é maior nos primeiros três meses, justamente quando o corpo está produzindo a placenta. Esse novo órgão vai permitir a ligação entre a mamãe o bebê até o nascimento.
É nessa fase que o metabolismo fica todo alterado e, junto com ele, os hormônios. O resultado está em queda de pressão e dos níveis de açúcar no sangue. E a tradução disso é mesmo sono e cansaço.
Os efeitos da gravidez não são os mesmos para todas. Algumas sentirão sono e fadiga durante todo o período, mas a maioria experimenta essas sensações no primeiro e segundo trimestres. O normal é sentir-se revigorada no terceiro trimestre.
O corpo entende que é hora de agilizar os preparativos para receber o pequeno, que só vai crescer nessa fase.
É sempre importante relatar cada sensação para o médico que faz o pré-natal. Sono e fadiga são normais, mas em excesso podem significar depressão ou anemia. Como ninguém quer que nada dê errado, o melhor é contar tudo o que acontece. O médico vai saber a diferença e proceder como o necessário.
E com fazer para driblar a fadiga e o sono?
- Obedeça o chamado do corpo, reduza as atividades
- Priorize o descanso e procure dormir mais cedo
- Tente criar um ambiente que favoreça o sono para acordar revigorada
- Adapte a alimentação para evitar produtos que a deixem mais cansada e não acrescentem benefícios à dieta
Gostou da dica? Então compartilhe!
Fonte: http://gravidez.online/sono-fadiga-durante-gravidez/