O sono do bebê é um momento sagrado, não só porque os pais conseguem descansar um pouco e organizar a casa, mas porque é o momento de reparo da saúde do bebê.
Portanto, privar um bebê de dormir nunca é uma boa ideia, sendo que o ideal é organizar um ambiente agradável para que o bebê descanse sem incômodos. Ele vai acordar bem melhor!
Assim, se o seu bebê está dormindo pouco e acorda sempre parecendo irritado, é melhor levá-lo ao pediatra para uma avaliação. Veja, na tabela abaixo, qual é a média de horas que um bebê precisa dormir para ter um sono reparador, de acordo com a idade.
Veja também: Mãe dá grilos a sua bebê como lanche para economizar
Sono do bebê: quantas horas um bebê precisa dormir?
O sono do bebê varia a quantidade de horas conforme a idade da criança. Os que dormem por mais tempo são os recém-nascidos, e conforme os meses vão passando, as horas de sono vão diminuindo. Veja a média:
Recém-nascidos
- Sono noturno: 8 a 9 horas
- Sono diurno: 8 horas
- Média total: 16 horas
1 mês
- Sono noturno: 8 a 9 horas
- Sono diurno: 7 horas
- Média total: 15,5 horas
3 meses
- Sono noturno: 9 a 10 horas
- Sono diurno: 4 a 5 horas
- Média total: 15 horas
6 meses
- Sono noturno: 10 horas
- Sono diurno: 4 horas
- Média total: 14 horas
9 meses
- Sono noturno: 11 horas
- Sono diurno: 3 horas
- Média total: 14 horas
12 meses
- Sono noturno: 11 horas
- Sono diurno: 2,5 horas
- Média total: 13,5 horas
18 meses
- Sono noturno: 11 horas
- Sono diurno: 2,5 horas
- Média total: 13,5 horas
24 meses
- Sono noturno: 11 horas
- Sono diurno: 2 horas
- Média total: 13 horas
Veja também: Médico virou bebê no útero, evitando cesariana
Como ajudar o sono do bebê a ser melhor?
Antes de qualquer dica caseira, fale sempre com o pediatra, já que a dificuldade no sono do bebê pode indicar algum problema de saúde que precisa de diagnóstico e tratamento.
Mas, se estiver tudo bem, talvez o seu bebê só precise de adaptação para dormir de forma mais regrada, com uma rotina bem organizada e num ambiente tranquilo e silencioso.
Uma das dicas é você fazer a shantala, que é uma massagem para bebês ficarem mais tranquilos e pegarem no sono com mais facilidade.
Outra dica é adaptar uma rotina para o bebê dormir melhor à noite, que inclui a iluminação, a sonoridade, o banho, a temperatura do ambiente e até um cheirinho ou outro objeto que sirva para trazer segurança ao bebê.
Veja também: O bebê prematuro mais jovem a sobreviver entra para o Guinness