Ter sonhos premonitórios nos deixa reflexivos: será que somos mesmo capazes de prever um acontecimento futuro por meio de um sonho? Essa é uma questão pertinente, porque a forma como os sonhos acontecem ainda não é totalmente esclarecida pela ciência.
Mas, o que se sabe é que os sonhos servem para reorganizar a atividade psicológica que tivemos durante o dia. Então, enquanto dormimos, os sonhos surgem porque nosso cérebro está acessando o imenso banco de memórias latentes chamado inconsciente.
Para o neurocientista Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), “sonhar tem grande importância para a saúde, pois permite processar e ressignificar memórias, atenuar emoções negativas e encontrar soluções criativas para problemas complexos”.
Sonhos premonitórios podem mesmo acontecer?
De acordo com o neurocientista, pode sim. Mas, é apenas uma coincidência. Segundo ele, o inconsciente é construído pelas memórias do que já foi vivido.
Mas sua reativação e recombinação, motivadas pelos desejos e temores de quem sonha, permite simular o presente e mesmo o futuro, criando um oráculo probabilístico muito importante.
Ou seja, nem tudo que sonhamos vai acontecer, mas há sim uma probabilidade dos sonhos que projetam o futuro se tornarem realidade. Muito interessante!
De fato, os sonhos podem nos ajudar a fazer uma simulação realista do futuro, inclusive, trazendo as respostas para situações que não conseguimos resolver enquanto estávamos acordados.
Quando vamos dormir muito preocupados com alguma coisa que aconteceu ou que vai acontecer, é normal que o sonho traga uma simulação dos possíveis desfechos.
Não significa que seja uma premonição, apenas uma possibilidade que pode ou não se tornar real.
Caso se torne real, não passa de uma coincidência ou, então, se tornou real porque vimos a possibilidade no sonho e, depois, agimos para que acontecesse.
Sonhos eróticos são normais – e podem ter diferentes significados
Tem como lembrar do que sonhamos logo ao acordar?
Às vezes, quando acordamos, o último sonho que passou por nossa mente ainda está bem claro e conseguimos nos lembrar. Mas, às vezes acordamos e esquecemos tudo na mesma hora.
Então, se você quiser se lembrar dos seus sonhos para saber se, alguma vez, terá um sonho premonitório, pode fazer alguns exercícios que vão trazendo melhores resultados com a prática.
Antes de dormir, mentalize 10 vezes a seguinte frase: “vou sonhar, vou lembrar e vou relatar”. Ao acordar, fique imóvel na cama e faça um esforço para se lembrar do sonho. Em seguida, pegue papel e caneta e anote tudo que vier à mente.
Faça isso todas as manhãs, pois é a estratégia mais eficiente para conseguir se lembrar do que sonhou.
Veja também: O significado de sonhos que pessoas ansiosas sempre têm
Artigo com informações de UOL Viva Bem