Soluções simples para evitar erros bobos na cozinha
Crédito: Pxhere

9+ Soluções simples para evitar erros bobos na cozinha

Quem nunca cometeu erros simples na cozinha? Mas dá para evitar um monte deles com essas dicas

Publicidade

Cozinhar é uma delícia, mas é tão frustrante quando algo dá errado, é até desanimador. Mas respira fundo que, com algumas dicas simples, tudo fica mais fácil. Veja algumas coisas que você pode fazer para evitar alguns erros básicos na cozinha e aproveite essa arte maravilhosa!

Soluções simples para evitar erros bobos na cozinha:

Não deixar o bolo solado

Primeiro de tudo: siga a receita, sempre. A não ser que você realmente já tenha experiência em adaptações, evite mudar quantidades ou ingredientes. Outra coisa importante para não solar o bolo é usar a assadeira do tamanho adequado, evitando colocar muito pouca massa. A quantidade certa é sempre passando um pouco da metade da forma, porém sem chegar muito perto da borda.

Evitar que o bolo afunde

São dois pontos a se observar aqui. Nunca coloque mais fermento do que o necessário, pois ele pode criar muito mais aeração, fazendo com que a massa suba muito e não tenha farinha o suficiente para sustentar. Além disso, se você abrir o forno antes da hora, o meio irá afundar, pois ainda não estará assado.

Desenformar com facilidade

Antes de colocar a massa na assadeira untada e enfarinhada, deixe-a na geladeira por uns 10 minutinhos. Isso vai ajudar a soltar melhor depois, sem falhas na cobertura. Outra coisa importante é deixar o bolo esfriar para desenformar, a não ser que tenha polvilhado açúcar, aí o ideal é desenformar ainda morno.

Publicidade

Acertar o ponto da massa

Se você bater o bolo por muito tempo depois de colocar a farinha, ele vai ficar duro e seco, por causa do glúten. Se o fermento for colocado muito cedo ou misturado muito tempo, vai começar a agir antes da hora, perdendo a eficácia. Muita gordura (manteiga ou óleo) faz com que o bolo fique menor e mais massudo.

Fazer arroz soltinho

Nunca lave o arroz, só vai fazer com que perca os nutrientes e comece a liberar mais amido, o que leva ao arroz empapado. Dê aquela refogada especial antes de colocar a água – sempre quente – e use o dobro de água para a quantidade de arroz. Se ainda assim não quiser arriscar, coloque 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre no cozimento.

Salvar arroz queimado

Se o arroz queimou só um pouquinho, deixando o fundo pretinho, mas a parte de cima ok, dá para salvar. Retire da panela imediatamente e coloque em outra ou numa travessa. Cubra com um pano de prato úmido ou papel-toalha úmido e tampe. Deixe por pelo menos uma hora e pode servir sem medo.

Engrossar o feijão

Se tem uma coisa que mineiro sabe fazer é o feijãozinho do dia a dia. E sabe qual é o segredo para aquele caldo grossinho? O mesmo que vai ajudar a salvar o feijão quando está aguado: basta pegar uma concha dos grãos com um pouco de caldo e amassar bem. Depois, coloca de volta na panela e deixa ferver um pouco. Faça o teste e veja a diferença!

Publicidade

Dessalgar a comida

Errar a mão no sal é algo que acontece nas melhores famílias – e muito mais do que você imagina. Para salvar, basta colocar algumas rodelas de batata para cozinhar junto. Se a comida já estiver pronta, pode colocar as rodelas cozidas, porém tem que aguardar pelo menos 30 minutos para que a batata absorva o sal.

Lavar a carne

Por favor, pare de lavar a carne antes de preparar. Você está aumentando as chances de contaminação cruzada, deixando a carne dura e menos suculenta desse jeito. Compre de um açougue de boa procedência e passe longe da água antes do preparo. Agora que você já sabe as melhores dicas para sua cozinha, compartilhe com aquelas pessoas que também podem precisar!

Veja também: Como deixar o feijão clarinho antes de cozinhar

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM