Ter soluço é bastante incômodo, principalmente quando demora para passar. Nas pessoas idosas, o soluço pode ter algumas causas extras àquelas que levam ao soluço frequente em pessoas mais jovens. Veja quais são essas causas e o que fazer.
Causas do soluço frequente em qualquer pessoa
O soluço é uma contração involuntária do diafragma e dos músculos intercostais. Essa contração dá origem a uma inspiração súbita e termina com o fechamento abrupto da glote, com aquele som característico. De modo geral, em pessoas de todas as idades, as causas do soluço frequente são as seguintes:
- Consumir em excesso alimentos gordurosos;
- Consumir em excesso alimentos que produzem gases (brócolis, repolho, arroz integral, feijão, ervilha);
- Consumir em excesso bebidas alcoólicas e com gás;
- Ter alterações no sistema respiratório devido a doenças ou aumento da frequência respiratório após uma atividade física;
- Ter doenças gastrointestinais como esofagite, gastroenterite e refluxo;
- Ter doenças neurológicas que podem alterar o controle dos músculos respiratórios;
- Ter passado por cirurgia na região do tórax ou abdômen que causou algum tipo de estimulação ou irritação na região do diafragma.
Causas do soluço frequente em idosos
Além das causas já mencionadas, que podem ocorrer com idosos e pessoas mais jovens, há algumas causas mais específicas das pessoas idosas:
- Diabetes não controlada;
- Irritação de nervos relacionados ao diafragma;
- Acidente Vascular Cerebral.
O que fazer para resolver?
Veja quais são as dicas caseiras mais populares para cessar o soluço, pois estimulam o nervo vago (nervo que percorre do cérebro até o abdômen) e aumentam os níveis de CO2 no sangue:
- Tomar um copo cheio de água gelada, sem interrupção;
- Encher uma bexiga;
- Respirar algumas vezes e profundamente dentro de um saco de papel;
- Prender a respiração por alguns segundos até sentir que o soluço parou.
Quando o soluço dura mais de 48 horas ou quando surge e passa com muita frequência, acaba gerando muito incômodo, é cansativo, irritante e atrapalha a qualidade de vida. Então, quando você já tentou todas as dicas caseiras e nada resolveu, é preciso ir ao médico.