jogo stop
Crédito: Marcos de Lima/Mundo Estranho

A solução de 7 polêmicas do jogo adedonha (stop)

Você se lembra de mais palavras duvidosas além destas listadas a seguir?

Publicidade

É muito provável que em algum momento da sua vida você já tenha jogado adedonha, também chamado de adedanha ou stop, com alguns amigos. A brincadeira consiste em usar uma folha de papel e uma caneta, apenas.

Na folha, são feitas colunas para que se coloque o nome de um animal, cor, objeto, carro, profissão, fruta, cidade/estado/país, entre outros, conforme a escolha do grupo. Depois, uma letra do alfabeto é sorteada e todas as colunas devem ser preenchidas com palavras que se iniciem com aquela letra.

Bem, se você já brincou desse jogo, certamente se lembra dos conflitos que aconteciam quando alguém escolhia uma palavra que não era aceita, tipo a cor “gelo”. Será que essa cor existe e deve ser considerada? Veja alguns exemplos e descubra se você estava certo ou errado.

1. Gelo é cor?

Começando pelo clássico: a cor gelo pode sim ser considerada no jogo, se for levar em conta que para a Pantone, que é a referência mundial para cores, tem um catálogo com diversas variações da cor gelo.

Publicidade

2. Dragão é animal?

Quando chega na hora de escolher um animal com a letra D, muitas vezes o dragão é escolhido para não perder tempo e conseguir preencher todas as colunas. Mas, dragão pode ser considerado animal? Na verdade, o dragão não existe, mas você pode usar a opção dragão-de-komodo, que é uma espécie de lagarto, aí vai valer.

3. Naja é animal?

Outra grande questão é na hora de escolher um animal com a letra N. Bem, todo mundo sabe que a naja é sim um animal, mas aí vai depender se o grupo aceita os diferentes tipos de cobras como um subgrupo de animal para o jogo.

4. Dourado é cor?

Assim como a cor gelo, o dourado é sim considerado uma cor. Então, se você der uma olhadinha no catálogo da Pantone, vai descobrir que pode usar 45 nomes diferentes só para a cor dourado. Assim, não vai ter como errar ou ter uma pontuação baixa.

5. Parede é objeto?

Essa também é uma questão complicada. Por definição, parede é sim um objeto. Mas, de acordo com o dicionário, objeto é toda coisa material que pode ser percebida pelos sentidos. Aí nesse caso, todas as outras categorias poderiam ser usadas nessa.

Publicidade

6. Jeep é carro?

Embora seja comum chamar um automóvel com tração 4×4 de Jeep, esse nome se refere a uma marca, e não ao nome de um carro. Nesse caso, não deve valer, a menos que o grupo aceite incluir todas as marcas como opção de carro também.

7. Bandido é profissão?

Se você já colocou “bandido” quando chegou a hora de escrever uma profissão com a letra B, saiba que poderia ser sido mais criativo. Ser bandido não é uma profissão, pois não possui uma remuneração dentro da lei e não presta um serviço à comunidade. Aliás, é exatamente o contrário, então não vale.

Veja também: Ideias de brincadeiras antigas para ensinar aos filhos

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM