O celular é onde guardamos todas as nossas informações mais íntimas: fotos, mensagens e até senhas do banco. E por conta de redes de wi-fi e tomadas públicas o usuário acaba expondo dispositivo, colocando-o em risco a ataques de hackers.
Portanto, ao menor sinal de lentidão, ruído e superaquecimento, fique em alerta. O seu smartphone pode ter sido hackeado e passa a ser controlado à distância por criminosos.
A boa notícia é que você mesmo pode fazer o disgnóstico do seu aparelho em casa. Confira 7 sinais para saber se o smartphone foi hackeado:
1. Superaquecimento
Alguns programas maliciosos podem aquecer o seu celular, pois executam, paralelamente, outros programas, sobrecarregando o aparelho.
2. Recebe e envia mensagens desconhecidas
O seu celular está mandando mensagens de SMS ou WhatsApp para amigos sem você ter enviado? Essas mensagens contêm armadilhas para transmitir vírus para outros usuários. Por isso, se você receber algo estranho, não abra sem se certificar com o remetente.
3. A bateria acaba rapidamente
Atualizações do sistema podem fazer com que a sua bateria dure menos, no entanto, se a mudança foi muito drástica, é sinal de vírus.
4. Lentidão
O celular está mais lento do que o normal? Isso acontece quando o mobile é infectado por alguns vírus, que afetam o desempenho e velocidade do dispositivo.
5. Ruído de fundo
Se as suas ligações são acompanhadas de beeps, chiados e vozes, alguém está hackeando o seu celular à distância.
6. Aplicativos suspeitos
Nem todos os aplicativos disponíveis para download são confiáveis. Por isso, certifique-se da procedência e a confiabilidade da empresa que oferece o app.
7. Links e janelas de pop-up
Outro sinal de que o celular foi hackeado são os pop-ups, aquelas pequenas mensagens que “pulam” na tela, que convidam o usuário a acessar links e reportagens sensacionalistas. Por isso, tenha cuidado ao clicar em qualquer conteúdo com procedência duvidosa.
Proteja o seu smatphone
Para evitar que o seu celular seja invadido por criminosos digitais, aprenda como proteger e manter o dispositivo seguro:
- Pesquise e instale um antivírus de confiança;
- Faça uma limpa no seu celular, desinstalando aplicativos desconhecidos;
- Não use wi-fi e tomadas públicas;
- Escolha uma senha difícil para o seu aparelho e também redes sociais;
- Não baixe aplicativos com procedências desconhecidas;
- Se aparecer janelas de com mensagens e links desconhecidos, não acesse;
- Atualize o dispositivo sempre que possível;
- Fique atento a fatura e o consumo de dados do seu telefone.
Compartilhe essa reportagem com uma amigo que também precisa proteger o smartphone!