A sinusite é uma inflamação que acomete a mucosa da região ao redor do nariz, incluindo as maçãs do rosto e o começo da testa. Também chamada de sinusopatia, essa doença atinge cerca de 30 milhões de brasileiros a cada ano. Veja quais são os sintomas, por que acontece, quais os tratamentos e a diferença entre a sinusite e a rinite.
7 Sintomas da sinusite
Existe mais de um tipo de sinusite e, por isso, os sintomas podem durar mais ou menos tempo. A forma aguda tem sintomas que duram menos de quatro semanas. A subaguda dura entre quatro e doze semanas. O tipo crônico supera as doze semanas. A sinusite recorrente é quando os sintomas ocorrem mais de quatro vezes durante o ano. Veja quais são:
1. Obstrução nasal
Pelo fato de inflamar as mucosas internas ao redor de todo o nariz, a doença causa entupimento do mesmo e também a secreção. Esse sintoma pode gerar pressão ou dor na face e também a perda ou redução do olfato pelo período que o sintoma durar.
2. Dor de ouvido e de cabeça
É comum que problemas respiratórios também afetem os ouvidos, então a pessoa pode sentir a dor da face irradiar para a parte da orelha interna. A dor de cabeça ocorre por causa da pressão exercida na testa.
3. Tosse
Outro sintoma é a tosse frequente, que costuma ficar mais intensa durante a noite, assim como os outros sintomas.
4. Dor no maxilar e nos dentes
Por causa da inflamação que ocupa a região central da face, o maxilar superior e os dentes também podem ser afetados pela dor.
5. Garganta inflamada
A inflamação pode se estender para a mucosa da garganta e provocar os sintomas desse tipo de problema, incluindo dor, inchaço e mau hálito.
6. Fadiga ou irritabilidade
Todos os sintomas irão deixar a pessoa abatida, fadigada e irritada, já que incomodam constantemente, causando dor e dificuldade para respirar e engolir.
7. Náuseas
O mal estar constante provocado pelos outros sintomas também pode gerar náuseas e, assim, a pessoa terá menos vontade de comer. Mesmo assim, precisa se alimentar o mínimo necessário para manter o corpo com energia para se tratar da doença.
Quais são as causas?
Adultos e crianças estão expostos a contrair sinusite, pois ela pode ser causada por diversos fatores, direta ou indiretamente. Na maior parte das vezes se manifesta quando a pessoa é atacada pelo vírus Influenza, da gripe. Mas também pode ser por:
- Reações alérgicas;
- Desvio de septo;
- Infecções respiratórias (vírus da gripe e resfriado, bactérias ou fungos);
- Rinite e asma;
- Doenças ou remédios que enfraquecem o sistema imunológico;
- Células do sistema imunológico que podem inflamar;
- Tabagismo;
- Pólipos nasais que obstruem o canal respiratório.
Todos esses fatores podem evoluir para a inflamação que se transforma na doença.
Remédios e tratamentos
Conforme as causas mencionadas, é muito importante que, para prevenir a inflamação, as pessoas procurem manter seu sistema imunológico sempre forte. Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio de uma alimentação bastante saudável e equilibrada.
No caso se ser acometido pela doença, deve procurar um médico otorrinolaringologista para que ele identifique qual dos tipos está ocorrendo. Para isso, podem ser necessários exames de sangue e de imagem, além de biópsia para verificar a situação das células na região afetada.
Depois do diagnóstico, o médico poderá prescrever uma solução à base de água e sal para aliviar o excesso de secreção formado pela inflamação. Também há casos em que ele receita spray de corticoide para prevenção e tratamento e outros medicamentos para combater a causa que fez a sinusite acontecer.
Outras formas caseiras de aliviar os sintomas e prevenir doenças respiratórias são com chá ou xarope de eucalipto, suco de espinafre com hortelã, cataplasma de cebola e aroma de tomilho. Todos são remédios caseiros para sinusite.
Diferença entre sinusite e rinite
Tanto a sinusite quanto a rinite são caracterizadas pela inflamação da mucosa nasal e vários sintomas são semelhantes. Porém, as causas são diferentes.
Conforme você viu anteriormente, a sinusite pode acontecer por causa de gripe, sistema imune fraco e problemas na estrutura nasal. Além disso, também pode acontecer por causa da rinite, que por sua vez é desencadeada por um episódio de alergia, na maior parte dos casos.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.