Muito comum em crianças, a sinusite é muitas vezes tratada sem o devido acompanhamento médico. Porém, as consequências podem ser terríveis. Além de sofrer mais do que o necessário, podem ocorrer quadros agravantes ou até a morte. E foi exatamente o que aconteceu com esse menino de apenas 13 anos, nos Estados Unidos.
De acordo com o Ministério da Saúde, “sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos”. Existem dois tipos ou estágios da doença: aguda e crônica. Na fase aguda, há os sintomas comuns como dores e obstrução. Já a crônica se diferencia pela presença também de tosse seca e persistente.
Menino morre por causa de sinusite
Por causa de um erro médico, toda uma família está sofrendo a falta de Marquel Brumley. Ele tinha apenas 13 anos quando morreu por causa de uma sinusite não diagnosticada. Morador de Michigan, nos EUA, ele foi levado a dois hospitais locais, sem que tivesse sua doença diagnosticada corretamente.
O jovem sofria com a doença há um tempo, mas a família não sabia nem mesmo da existência da condição ou como tratar. Ele vivia doente e, em um desses episódios, foi levado com muita tosse ao médico. O especialista disse se tratar de uma virose e passou remédios apenas para os sintomas. Porém, não estava fazendo o efeito, pois os analgésicos não estavam controlando a dor de cabeça.
Foram então a outro médico, que indicou enxaqueca, dizendo que é bastante comum na adolescência. Porém as dores só pioravam, aparecendo também outros sintomas. Seu olho esquerdo aumentou muito de tamanho. Além disso, logo em seguida, o mesmo lado do corpo parou de se mexer.
O levaram então para fazer uma ressonância magnética, que indicou sinusite progressiva. Ela cria coágulos que acabam obstruindo a passagem sanguínea. Isso aumenta a pressão no cérebro, podendo levar à morte. Marquel foi para a sala de cirurgia para retirada do líquido, mas não saiu mais vivo. Ele teve morte cerebral, tudo por causa de dois diagnósticos errados.
Sinais de alerta
Como toda doença, a sinusite pode provocar problemas sérios, se não for tratada corretamente. Existem sintomas que são bem característicos desse agravamento e devem ser observados e tratados rapidamente.
É normal que se tenha dor de cabeça durante a crise, porém ela deve passar com o uso de analgésicos. Se ela for contínua e durar até cinco dias, é um sinal alto de alerta. Outro sintoma comum é o inchaço no olho, podendo inclusive a ficar saltado e vermelho. Sinais claros de pressão.
Também podem aparecer sinais como febre muito alta, vômito e mudança no estado de consciência. Desmaios e tontura são fortes indícios do agravamento da doença. Então, a qualquer um desses sinais, é bom levar ao médico para conferir.