Os 7 sintomas da Síndrome das Pernas Inquietas

Aprenda a reconhecer se você só treme as pernas quando está ansioso ou se pode ter a Síndrome.

Publicidade

Quando estamos ansiosos para que alguma coisa aconteça e temos que esperar é comum ficarmos nos movimentando ou mudando de posição. Mas há diferença entre essa ansiedade e a Síndrome das Pernas Inquietas.

A Síndrome é causada por uma desordem no sistema nervoso, por isso, a pessoa não tem total controle do movimento que faz com as pernas, podendo inclusive atrapalhar para dormir. Por esta razão a Síndrome também é considerada um sintoma do distúrbio do sono.

Por estar relacionada a outras desordens além do distúrbio do sono, como a ansiedade ou depressão, é importante observar se há mais sintomas junto com o movimento repetitivo das pernas para poder relatar ao seu médico.

A razão é para evitar que você corra o risco de ser tratado da doença errada e acabar tomando medicamentos que nem precisava. Então, preste atenção nestes 7 sintomas da Síndrome das Pernas Inquietas:

Publicidade

1. Chutes durante o sono

Você só vai saber se chuta durante o sono caso durma com outra pessoa ou com seu animal de estimação. Se o seu parceiro disser que você chutou ele mais de uma vez e durante mais noites enquanto dormiam, ou se o seu pet te acordar com um “grito” repentino, desconfie que você pode tê-lo chutado.

2. Necessidade de exercitar as pernas a qualquer hora

O cérebro envia um sinal para suas pernas de que elas precisam estar em constante movimento, então você pode querer pedalar, pular, correr ou sair caminhando mesmo no meio da madrugada na tentativa de aliviar a vontade de mexer as pernas.

3. Deficiência de ferro e vitamina B12

Faça um exame de sangue e peça para um profissional analisar os níveis de ferro e vitamina B12 no seu organismo, pois essas deficiências estão intimamente ligadas ao desenvolvimento da Síndrome das Pernas Inquietas, além de provocarem danos a outras partes do corpo.

4. Fadiga matinal

A fadiga matinal normalmente aparece em quem dorme pouco ou dorme mal, acordando muitas vezes durante a noite. A razão desse problema pode estar ligada a outros distúrbios, mas também pode estar relacionada ao fato de o seu sistema nervoso não parar de enviar sinais para suas pernas e você acabar tendo um sono conturbado, mesmo que não perceba.

Publicidade

5. Irritabilidade

Pela mesma razão da fadiga matinal você pode se perceber muito irritado logo ao acordar, momento em que deveria estar mais tranquilo. Com o sono conturbado e o cansaço matinal é comum que você se irrite com qualquer coisa que aconteça.

6. Privação do sono

Mais um sintoma que envolve o sono é quando você sequer consegue dormir, mesmo que não esteja tremendo as pernas sem parar. Simplesmente se sente agoniado como se estivesse com insônia. A recomendação é que procure um neurologista para enfim determinar o diagnóstico e fazer um tratamento.

7. Movimentos involuntários das pernas

Mesmo que você não esteja nervoso, ansioso ou angustiado, suas pernas começam a se mexer quando está sentado ou deitado. Pode nem incomodar, mas observe se isso acontece todos os dias e se a frequência vem aumentando.

Publicidade

TRATAMENTO PARA A SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS

Quando perceber que está com alguns ou todos os sintomas mencionados acima, procure um médico para se tratar e conseguir levar uma vida mais tranquila. Veja no vídeo abaixo quais são algumas dicas e opções de tratamento para o problema:

PODE GOSTAR TAMBÉM