Estar sempre atenta aos sinais que seu corpo envia é importante para saber quando é hora de ir ao médico tirar dúvidas e fazer exames. A prevenção é a melhor forma de evitar doenças, da mesma forma que a descoberta precoce de algum problema de saúde aumenta muito as chances de eficácia do tratamento. Então, veja quais são os sintomas do seu corpo que podem ser um sinal de alerta e não devem ser ignorados.
1. Dor abdominal
É comum ter uma dor de barriga ou um mal-estar estomacal de vez em quando, seja porque você comeu algo que não caiu bem, comeu demais ou muito rápido. Mas, se você tem sentido dores abdominais com frequência e sem motivo aparente, é bom visitar o seu clínico geral ou ginecologista, pois existe o risco de ser um sintoma de:
- Câncer de ovário
- Cistos nos ovários
- Doença celíaca
- Doença inflamatória pélvica
- Endometriose
- Miomas uterinos
- Síndrome do intestino irritável
- Síndrome pré-menstrual
- Úlceras estomacais
2. Extremidades inflamadas
Quando você percebe inflamações nas extremidades, ou seja, pés e pernas, mãos e braços, pode ser por causa do inchaço excessivo devido a uma alimentação com pouco líquido e muito sal, ou também pode ser um sintoma de alguma dessas doenças:
- Artrite e osteoartrite
- Bursite do joelho
- Câncer
- Cirrose hepática
- Doença renal crônica
- Edema periférico
- Entorse de tornozelo
- Ruptura do tendão de Aquiles
- Trombose venosa profunda
3. Sangramentos irregulares
O chamado escape menstrual é comum dias depois da menstruação. Mas, sangrar fora do período menstrual é um sinal de alerta, de for frequente. É melhor conversar com seu ginecologista, pois pode ser um sinal de:
- Câncer (de endométrio, colo do útero ou vagina)
- Fibromas e pólipos uterinos
- Hiperplasia endometrial
- Infecções na mucosa uterina
- Infecções vaginais crônicas
- Traumatismo pélvico
4. Enxaquecas
Sentir muita enxaqueca não é normal. Existem diferentes causas para essa dor de cabeça forte, como estresse e má alimentação. Mas, também pode ser um sintoma de outras condições de saúde, como:
- Derrame cerebral
- Pressão alta
- Ataque cardíaco
- Coágulos sanguíneos
- Doenças digestivas
- Problemas oculares
5. Nódulos nos seios
Fazer o autoexame das mamas é uma das formas de prevenir e detectar precocemente o câncer de mama. Ao fazer o autoexame, se notar a presença de algum nódulo, por menor que seja, vá ao ginecologista para fazer exames mais específicos e saber se é câncer de mama ou não.
6. Perda de peso sem motivo aparente
Muitas mulheres sonham em perder peso sem esforço. Mas, se isso estiver acontecendo com você, mesmo sem fazer dieta e sendo sedentária, não fique animada, pois a perda rápida de peso pode ser um sintoma de doença:
- Câncer
- Depressão
- Diabetes
- Doença celíaca
- Doenças da tireoide
- Doenças digestivas
- Doenças respiratórias
- Problemas cardiovasculares
- Retenção de líquidos
7. Fadiga crônica
Estar sempre cansada pode ser comum quando você tem um bebê em casa ou quando está trabalhando em excesso e dormindo pouco. Mas, não é normal se sentir cansada e com sono o tempo todo. Esse pode ser mais um sinal que o seu corpo envia e que merece atenção:
- Insuficiência hepática
- Insuficiência renal
- Anemia
- Câncer
- Doenças cardiovasculares
- Doenças da tireoide
- Apneia do sono
- Diabetes