É normal sentir enjoo na menopausa
Crédito: Freepik

É normal sentir enjoo na menopausa? + 8 sintomas menos conhecidos

Os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher, por isso é importante conhecer bem o seu corpo para ser capaz de identificar as mudanças

Publicidade

A partir dos 41 anos de idade algumas mulheres já começam a ter os primeiros sintomas da menopausa. Essa é a fase da pré-menopausa, que ocorre ao longo de 3 a 7 anos antes da menopausa em si, que é o momento da última menstruação da mulher.

Não tem como saber que foi a última menstruação no mesmo mês em que ela não desceu. É preciso que a mulher complete 1 ano sem menstruar para ser considerado que entrou, de fato, na menopausa. A partir daí ela passa para a pós-menopausa que vai até o fim da vida.

Durante todos esses anos a partir da pré-menopausa, o corpo da mulher passa por diversas alterações. Com a redução da fertilidade, os hormônios deixam o corpo todo desregulado, levando aos mais variados sintomas.

Os mais conhecidos são as ondas de calor, sudorese, menstruação desregulada (durante a pré-menopausa), insônia, redução do desejo sexual, ressecamento das mucosas do corpo (boca, olhos, vagina), aumento de peso, enfraquecimento do cabelo, da pele e das unhas, além de alterações de humor frequentes, ansiedade e depressão.

Publicidade

Sentir enjoo na menopausa é normal?

Mas existem também os sintomas menos comuns, que nem todas as mulheres sentem. Entre eles está o enjoo. Na verdade, o enjoo não é propriamente um sintoma da menopausa, mas sim, um efeito colateral de algum dos sintomas da menopausa, como a depressão ou a ansiedade.

Às vezes o enjoo pode surgir como resposta de uma combinação de insônia + ansiedade + estresse + alimentação inadequada. Cada corpo reage de uma forma a essa fase delicada da vida mulher, pois é uma adaptação demorada.

Mesmo assim, se os enjoos forem frequentes, principalmente pela manhã, vale a pena consultar o ginecologista para ter certeza que não é uma gravidez. Ainda que a menstruação esteja desregulada, se a mulher tiver uma vida sexual ativa, sempre existe a chance de ser gravidez.

Outros sintomas menos comuns da menopausa

Além dos sintomas já mencionados, a menopausa pode se apresentar de várias outras formas para cada mulher. Por exemplo, com:

Publicidade
  1. Agitação mental que reduz o foco e a produtividade no dia a dia;
  2. Lapsos de memória, como esquecer onde botou as chaves;
  3. Crescimento de pelos na face;
  4. Desenvolvimento de osteoporose;
  5. Dores nos seios;
  6. Dores de cabeça além do que era normal;
  7. Incontinência urinária;
  8. Cansaço sem motivo aparente (ou por causa da insônia, estresse, ansiedade).

O que fazer para controlar os sintomas da menopausa?

Algumas mulheres passam pela pré-menopausa com toda tranquilidade, praticamente sem ter sintomas incômodos. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente a essa etapa da vida.

Mas, se você está com alguns sintomas incômodos e quer ter uma qualidade de vida melhor, converse com seu ginecologista sobre as opções de tratamentos e novos hábitos de vida que ajudam a reduzir a intensidade dos sintomas. Algumas dessas opções são:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Abandonar todos os vícios (cigarro, álcool, remédios);
  • Ter um hobby para acalmar a mente;
  • Praticar alguma atividade física regularmente;
  • Praticar a higiene do sono;
  • Beber bastante água;
  • Consumir mais vitamina E;
  • Tomar chás relaxantes;
  • Fazer reposição hormonal (nem todas as mulheres podem).

PODE GOSTAR TAMBÉM