O lúpus é uma doença do sistema imunológico que faz com que o próprio organismo ataque erroneamente tecidos e órgãos saudáveis. Essa doença é crônica e precisa de tratamento contínuo, por isso, quanto antes for feito o diagnóstico, melhor. Para ajudar o especialista nessa missão, saiba quais são os sintomas de lúpus para procurar um médico o quanto antes.
10 Sintomas de lúpus
Segundo o Ministério da Saúde, ainda não se sabe exatamente o que causa o lúpus, mas entende-se que, assim como para outras doenças autoimunes, há combinação de alguns fatores que levam a essas doenças.Condições hormonais, infecciosas, genéticos e ambientais são exemplos.
Os sintomas de lúpus são fundamentais para levar a um diagnóstico mais preciso. Saiba também que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela afeta mais mulheres do que homens e mais adultos jovens do que crianças e idosos.
1. Dor nas articulações
A dor nas juntas é um dos principais critérios a serem observados antes do diagnóstico completo. Essas dores são, normalmente, de caráter não inflamatório e que se manifesta nos membro inferiores e superiores do corpo, mas de um só lado. Elas também migram de uma articulação para outra.
Geralmente, é uma dor sem calor, vermelhidão ou inchaço, mas isso não é uma regra. Artrite e excepcionalmente inflamação pode acontecer no primeiro surto em 90% dos casos.
2. Feridas na boca
As feridas na boca são apenas algumas das manifestações apresentadas na mucosa bucal pela doença. Além das feridas, pode acontecer também mucosite, que é uma lesão inflamatória causada por fatores como a estomatite aftosa de repetição, que também acomete mais mulheres do que homens.
3. Rash cutâneo
Segundo o Ministério da Saúde, esse sintoma atinge metade das pessoas diagnosticadas com lúpus. É uma vermelhidão característica, em forma de borboleta, sobre as bochechas e a ponta do nariz.
Ela piora com o contato com a luz do sol, tem cor avermelhada e geralmente descama, principalmente se passar por um processo de raspagem.
4. Sensibilidade à luz
Outro entre os sintomas de lúpus importantes é a fotossensibilidade. É essencial que o médico investigue se o paciente já teve algum outro problema ao se expor ao sol, por exemplo, como queimaduras intensas à mínima exposição, especialmente no rosto.
5. Redução no funcionamento do rins
Os rins são um dos órgão em que o organismo pode focar seus ataques. A falência desse órgão está entre as principais causas de morte por complicações causadas pela doença nos primeiros cinco anos de diagnóstico da doença, de acordo com o Ministério da Saúde.
Irritação, coceira generalizada, falta de ar, dores no peito, nauseas e vômitos são sinais de que os rins estão sendo mais prejudicados do que o normal.
6. Lesão cerebral
O primeiro sinal dado pelo corpo de que a doença está mais avançada do que o ideal é a convulsão. Esse sintoma é perigoso, pois não é todo profissional que consegue fazer o diagnóstico correto e não apenas atribuir essa fato a uma doença convulsiva comum.
Outros sintomas de lúpus, em termos cerebrais, englobam mudanças de comportamento, alucinações, tontura, derrame cerebral e dor de cabeça.
7. Ocorrência de penias
De acordo com o médico Samuel Koprestych, reumatologista do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), as alterações no sangue mais comuns são a anemia hemolítica autoimune, que é uma manifestação prévia de lúpus.
Outro tipo de penia que costuma ococrrer é a leucopenia, que é a diminuição dos glóbulos brancos. Em alguns casos, o Ministério explica que é preciso fazer transfusão de sangue para complementar o tratamento.
8. Baixa de imunidade
Muitas vezes, o diagnóstico de lúpus é confundido com sífilis e trombose, embolias e abortos repetidos.
9. Periocardites
A inflamação na membrana que reveste o pericárdio, membrana que reveste externamente o coração, passa despercebida em 70% dos casos, sendo diagnosticada somente depois da morte do paciente.
10. Pleurites
Nesse sintoma, é a pleura, membrana externa ao pulmão, que sofre com processos inflamatórios. Quando isso acontece, pode haver muita dor ao respirar.
Como diagnosticar
Descobrir essa doença não é tarefa fácil, principalmente porque os sintomas não são todos iguais em todos os pacientes. Além disso, ainda não existe um exame que detecte exatamente a doença.
O lúpus pode ser diagnosticado por meio de uma visita ao reumatologista, por conta das dores nas articulações. Em muitos casos, os primeiros sintomas a aparecerem são os na pele, por isso, muitas vezes, um dermatologista é o primeiro especialista consultado.
Os exames mais comuns para diagnosticar a doença são: exame físico, hemograma completo, incluindo teste de anticorpos antinucleares, radiografia do tórax, biópsia renal e exame de urina.
Assim, o profissional irá avaliar se existe um excesso de proteína em diversos exames consecutivos, se há menos glóbulos vermelhos e irá avaliar a taxa e a presença de anticorpos na circulação.
Saiba como é conviver com a doença no vídeo: