Um dos segredos de ter uma vida saudável é conhecer a si e desenvolver a sensibilidade de perceber quando algo não está bem. Devemos investigar o quanto antes para evitar sobrecarga no organismo e problemas mais sérios no futuro. Um desses males possíveis e comuns é a intoxicação do intestino.
Intestino preso ou prisão de ventre, é uma doença provocada por vários fatores, principalmente pelo consumo insuficiente de fibras e uma possível vida estressada, um mau que infelizmente tem ganhado cada vez mais espaço e força na vida de muitas pessoas.
O bom funcionamento do seu intestino depende de três elementos: ingestão de água, consumo ideal de fibras e prática diária de atividade física.
Porém, o consumo frequente de alimentos processados e bebidas alcoólicas, aliados a uma vida mais agitada, sobrecarrega nosso organismo de toxinas, fazendo-se necessário uma desintoxicação periódica.
Esteja atenta aos sintomas que ocorrem e providencie um alívio nessa sobrecarga do organismo.
Sintomas que indicam possíveis problemas e toxinas a mais no seu organismo
- Dificuldade digestiva, inchaço abdominal, mau hálito;
- Intestino irritável, prisão de ventre, diarreia;
- Sintoma frequente de alergias;
- Infecções como candida;
- Compulsão por doces;
- Aumento de peso;
- Surgimento de problemas na pele, como acne ou até mesmo psoríase;
- Mau humor e cofusão mental;
- Depressão;
- Dores frequentes nas articulações.
Diante disso, separamos 4 sugestões que podem ajudar você a aliviar a intoxicação no intestino e garantir seu melhor funcionamento, de forma saudável .
1. Consuma alimentos probióticos: bactérias saudáveis, que ajudam a equilibrar a flora intestinal. Facilmente encontrados em iogurtes e leite fermentando, esses lactobacilos ou bifidobactérias, colonizam o intestino, ajudando a manter o equilíbrio;
2. Alimentos Prebióticos: são um tipo de fibra não digeríveis, que servem de alimento para as bactérias presentes no intestino. Podem ser encontrados em alimentos como a cebola, na batata yacon, alho poró, no brócolis, na aveia e na tão famosa biomassa de banana verde;
3. Antifúngicos e antiparasitários naturais: promova uma limpeza profunda a fim de eliminar organismos patogênicos, bactérias ou parasitas. Nossa sugestão para esse caso é consumir alho, orégano, ácido caprílico, extrato de folha de oliveira ou pau-d’arco, facilmente encontrados em lojas de produtos naturais;
4. Evite o consumo de açúcar ou carboidratos refinados: fazem um mau danado para a flora intestinal, afetando inclusive sua imunidade. Fique atenta.
E lembre-se, praticar atividades físicas é essencial para o funcionamento do intestino, e não se esqueça também de consumir sempre muito liquido.
Leia também: Exercício para eliminar gases
Atenção: As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.