O magnésio é o quarto mineral mais abundante do corpo. Isso faz com que ele possua um papel indispensável para o bom funcionamento do organismo. Por isso mesmo que a falta de magnésio traz sintomas, mas que muitas vezes passam despercebidos.
Entenda melhor quais sinais o seu corpo manda quando esse mineral está em falta e fique atento para repô-lo de maneira natural.
8 Sintomas da falta de magnésio
Um mineral tão importante não deve ter o seu consumo negligenciado. Por conta de algumas pessoas não saberem da importância do magnésio, não o consomem adequadamente e sentem vários sintomas da falta de magnésio.
1. Insônia
A falta de magnésio no organismo é um dos responsáveis pelo aumento da taxa de cortisol no corpo. Esse hormônio é responsável por aumentar a frequência dos batimentos cardíacos e o metabolismo, fator que prejudica o sono.
2. Fadiga
Baixos índices desse mineral no corpo pode gerar uma sensação de cansaço extremo e fadiga durante o dia. Isso porque ele é fundamental na produção do Trifosfato de Adenosina (ATP), responsável por dar energia ao corpo.
3. Dores de cabeça
Ele também é fundamental para regular os níveis de serotonina no corpo. Esse hormônio é importante para evitar dores de cabeça e enxaqueca, trazendo uma sensação semelhante à felicidade.
4. Prisão de ventre
Fora da proporção adequada, também é um agravante para a prisão de ventre. Esse fato é explicado pelo fato de esse mineral ser excelente para o controle do intestino.
Por sinal, é importante lembrar que ele possui propriedades laxativas. Desse modo, componentes como o cloreto de magnésio servem como bases para a produção de laxantes.
5. Cãibras
Muitos acham que apenas o potássio é importante para a prevenção de cãibras musculares. Porém, o magnésio também possui um papel muito importante para a manutenção do bom funcionamento muscular.
6. Arritmia cardíaca
As pessoas que possuem falta dele no organismo também são susceptíveis à arritmia cardíaca. Essa tendência é explicada pelo fato de que esse mineral é o responsável por coordenar o ritmo das batidas do coração.
Desse modo, baixos níveis provocam uma quebra do ritmo dos batimentos cardíacos. Essa instabilidade pode resultar em um infarto e consequentemente, na morte.
7. Sensibilidade a barulhos altos
Calma… Nem todo barulho que você achar alto demais é fruto dessa deficiência, podendo ser simplesmente o excesso no volume. Porém, é bom prestar atenção para analisar se essa sensibilidade ocorre frequentemente.
Se for muito frequente, isso pode ser um sintoma. Mesmo assim, vale a pena confirmar através da análise numérica do volume do som.
8. Imunidade baixa
Ele atua diretamente sobre o controle dos leucócitos no organismo. Isso faz com que a ausência desse importante mineral gere diversos problemas relacionados à baixa imunidade.
Qual exame detecta falta de magnésio
Depois de ver tantos sintomas, é importante saber como está o teor desse mineral dentro do organismo.
O exame para detectar a quantidade de magnésio no corpo é o exame de sangue padrão. Nele, a pessoa encarregada irá avaliar o teor desse mineral no organismo e avaliar se ele corresponde à quantidade padrão.
Com o resultado do exame em mãos e analisado por um médico, pode-se pensar na reposição por meio de alimentos ricos em magnésio ou por meio de medicamentos.
Como repor
Para repor o teor necessário dele no sangue é muito simples. Isso porque esse mineral exige uma baixa ingestão diária, sendo fácil alcançar a meta. Para isso, é necessário que se tomem alguns cuidados com a alimentação.
Alguns dos alimentos mais comuns e mais ricos nesse mineral são:
- Amêndoas;
- Abóbora;
- Sementes de abóbora;
- Salmão;
- Arroz integral;
- Soja;
- Feijão preto;
- Castanha de Caju;
- Espinafre;
- Quiabo.
Além disso, é importante que se evitem alguns hábitos que ajudam a diminuir os níveis de magnésio no organismo. Desse modo, é importante evitar o consumo de álcool, refrigerante, alimentos industrializados e açúcar em excesso.