Uma das partes do corpo que contém mais bactérias é a boca. É por isso que existem cuidados específicos para mantê-la limpa. Por outro lado, existem doenças, como o câncer, que não podem ser tratadas apenas com boa escovação e fio dental. Alguns dos sintomas do câncer de boca são aparecimento de feridas ou aftas, dor em torno dos dentes e mau hálito persistente.
As regiões mais afetadas são a parte posterior da língua, as bochechas, as gengivas, o céu da boca e a região que fica atrás dos dentes molares. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2018, acontecerão 14.700 casos desse câncer, sendo 11.200 homens e 3.500 mulheres.
Quais são os sintomas do câncer de boca?
É comum, segundo especialistas, que o câncer de boca seja detectado em um estado avançado da doença, pois os sintomas são muito sutis. Podem, muitas vezes, ser confundidos com doenças e infecções cotidianas e sem a ajuda de um profissional pode ser mais complicado de identificar. Para que você se mantenha informado, saiba o que deve ter sua atenção.
1. Feridas que não cicatrizam
A aparição de aftas é muito comum e, claro, nem sempre indicam algo tão sério quanto essa doença. É preciso ter atenção quando essa suposta afta não se cura dentro de um período de duas semanas.
2. Inchaço da língua
Normalmente, em casos mais preocupantes, a língua fica inchada sem motivo algum. O inchaço normal aparece quando você a morde, queima ou a corta. Caso você note sua língua “maior” sem motivo aparente, procure um médico.
3. Manchas brancas no lábio
Não é nada comum e muito menos normal ter manchas nos lábios. Ainda pior se essa mancha for branca. Esse é um sintoma que está diretamente ligado ao câncer de boca. Caso seja esse o seu caso, procure um médico dermatologista ou um dentista imediatamente para começar o tratamento e evitar que a doença se espalhe para outras partes do corpo.
4. Nódulos no pescoço
Segundo o INCA, caroços no pescoço que não se consegue detectar quais motivos os causam são um dos sintomas que se deve observar na fase inicial da doença. Pessoas com maior risco de desenvolver a doença – fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas – devem ter cuidado redobrado.
5. Rouquidão persistente
A não ser que a rouquidão já tenha sido investigada e não tenha aparecido em conjunto com outros sintomas, é preciso ter atenção. Se ela não desaparece em 15 dias, é preciso procurar um especialista.
6. Dificuldade de mastigação, engolir e falar
Se há uma dificuldade persistente de alimentar-se e comunicar-se com a fala, é preciso procurar diagnóstico médico. De acordo com o INCA, esses já são sinais avançados do câncer de boca.
Quando consultar um médico
Quanto mais cedo for identificado o estágio em que o câncer está, maiores são as chances de cura. Por isso, preste atenção naqueles sinais que não somem ou chamam mais atenção e não hesite em procurar um especialista para tirar a dúvida. Faça todos os exames disponíveis para se certificar do que é exatamente aquilo que você está passando.
Câncer de boca tem cura?
Existem, sim, chances de cura para o câncer de boca e quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de fazê-lo. Existem também tratamentos, feitos através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou terapia alvo. Isso será feito de acordo com a localização do tumor, gravidade da doença e se o câncer já se espalhou para outras partes do corpo.