Menu

6 Sintomas de distúrbios hormonais

Quando os hormônios estão desregulados ou com alguma deficiência em sua produção e liberação, o corpo envia sinais

Crédito: Freepik

Publicidade

Os hormônios ativam e controlam os processos de metabolismo, sexualidade e o crescimento do corpo humano. Por isso, quando estão desregulados, afetam o bem-estar, a qualidade de vida e podem dar origem a doenças. Conheça agora quais são os principais hormônios do corpo humano e os sintomas de que uma pessoa está com distúrbios hormonais.

Principais hormônios do corpo

Adrenalina: é o hormônio responsável pela capacidade de resposta a uma situação de estresse físico ou mental. É ativado durante a prática de atividades físicas, diante de situações de medo, ansiedade, perigo e excitação.

Antidiurético: é produzido no hipotálamo e secretado pela neuroipófise. Esse hormônio atua principalmente nos rins, ajudando na excreção da água e na regulação da pressão arterial.

Testosterona: participa no desenvolvimento dos órgãos sexuais, tom de voz, crescimento de pelos, músculos e ossos. Está dez vezes mais presente no corpo dos homens do que das mulheres, e está relacionado à agressividade.

Publicidade

Estrogênio: nome dado a todos os hormônios relacionados às características biológicas femininas. É como a testosterona nos homens.

Progesterona: atua no útero, no ciclo menstrual, nas mamas e na inibição das contrações uterinas.

HCG: é responsável por ajudar a manter os níveis de progesterona no sangue e, por isso, é fundamental durante a gravidez.

Prolactina: tem a função básica de estimular o aumento das mamas. Durante a gravidez, atua no processo da produção do leite.

Publicidade

Somatotrofina: É o chamado hormônio do crescimento, que tem como principal função atuar na produção de tecidos, como ossos e cartilagens. Sua ausência pode causar nanismo.

Tiroxina (T4): é produzido pela glândula tireoide e é responsável por regular o metabolismo, batimentos cardíacos e peso corporal.

Sintomas de distúrbios hormonais

Como você pôde ler acima, os hormônios participam de diversas funções essenciais para o funcionamento normal do corpo humano. Então, quando a produção de algum desses hormônios acontece de forma deficiente ou desregulada, surgem sintomas que podem ou não serem sinais de doença.

Publicidade

1. Dificuldade para pegar no sono ou se manter dormindo

Existem vários motivos para uma pessoa sofrer com insônia, e um deles é a desregulação hormonal. Pode ser um sinal de que algum problema está afetando hormônios como melatonina (que atua diretamente na regulação do sono), testosterona, hormônios do crescimento e da tireoide.

2. Fome em excesso

A grelina é um dos hormônios que atua na regulação da fome. Quando esse hormônio está em níveis mais altos do que a oxintomodulina e a leptina, por exemplo, a pessoa pode sentir fome mesmo após ter acabado de comer.

3. Problemas digestivos

Em pessoas com hipotireoidismo, a digestão é mais lenta por causa da diminuição na produção de hormônios pela glândula tireoide. Já se a pessoa estiver com os hormônios da fome desregulados e comer demais, também terá problemas de digestão.

Publicidade

4. Cansaço excessivo sem motivo aparente

Assim como o hipotireoidismo lentifica a digestão, ele lentifica vários outros processos do corpo, inclusive, deixando a pessoa com fadiga, meio mole. Tudo no corpo trabalha mais devagar. Esse sintoma também pode ser causado pela diabetes por causa do excesso de glicose no sangue que não chega em outras partes do corpo como deveria, deixando o organismo mais lento.

5. Irritabilidade, ansiedade ou depressão

São sintomas mais comuns nas mulheres quando estão no período pré-menstrual ou na menopausa, fase natural de desregulação hormonal. Mas, quando ocorrem fora dessas fases, merecem atenção médica.

6. Excesso de espinhas

Quando o hormônio testosterona está em alta, mais do que outros hormônios, a oleosidade da pele aumenta e gera a acne.

Publicidade

O que fazer?

Em todos os casos, o recomendado é se consultar com um endocrinologista, médico especialista em hormônios, que poderá avaliar os sintomas e pedir exames para diagnosticar e tratar qualquer problema hormonal ou encaminhar o paciente para outro especialista, caso o problema não seja hormonal ou precise de um tratamento integrado, como o nutricionista ou ginecologista.

Sair da versão mobile