A hemorroida acontece quando pequenos vasos sanguíneos localizados no ânus e no reto se dilatam, causando sangramento, irritação e dor. Só de imaginar já é desconfortável, então é preciso buscar uma solução urgente para ver-se livre desse problema. Veja quais são os sintomas de hemorroida e qual médico procurar para tratar.
Quais os principais sintomas de hemorroida?
Para falar sobre os sintomas da hemorroida é bom saber que existem dois tipos: as internas e as externas.
Hemorroida interna
As internas nem sempre vão causar dor. É possível notar sua presença porque pode sair sangue nas fezes. Muitas vezes elas acabam curando sozinhas, especialmente se a pessoa tem um intestino que funciona de modo regulado.
Existem 4 graus de hemorroida interna: no primeiro ela não é visível e não se exterioriza. No segundo ela pode vir para fora ao defecar, mas depois volta para dentro. No terceiro ela vem para fora e só volta com ajuda manual. No quarto grau ela não retorna para dentro nem com ajuda manual.
Nesses últimos dois casos a hemorroida está ligada à incontinência fecal. Esse problema ocorre quando a pessoa não consegue segurar as fezes ou quando ocorre um corrimento espesso pelo ânus que causa muita coceira e irritação.
Hemorroida externa
A hemorroida externa inicia-se no final do ânus, quase do lado de fora. É sempre possível vê-la e tocá-la, por isso necessita ter muito cuidado ao se higienizar. Ela inflama com facilidade, causa sangramento, irritação, coceira e dor para evacuar e para sentar.
De modo geral, os sintomas de hemorroida, seja antes, durante ou depois de evacuar, são:
1. Dificuldade para evacuar
Mesmo quando necessita evacuar, e não precisa forçar, vai haver dor e dificuldade para realizar essa tarefa.
2. Sangue nas fezes
A presença de sangue nas fezes é muito comum no caso de hemorroida, mas apenas esse sintoma não quer dizer que tenha o problema.
3. Coceira intensa no ânus
Da mesma forma que o sangue nas fezes, apenas a coceira não é sinal de hemorroida. Porém, é um sintoma que deve ser analisado pelo médico, pois pode representar outro problema de saúde, como algum tipo de parasita no intestino. A coceira é aguda e muito incômoda.
4. Sangue e/ou dor após evacuar
Especialmente após passar pelo processo da evacuação vai haver sangue, de cor bem viva, e dor na região do reto e do ânus.
5. Nódulos perto do ânus
Os nódulos são partes mais endurecidas de pele que recobrem os vasos dilatados. Quando estão perto do ânus, são característicos da hemorroida externa.
O que fazer e que médico procurar?
Ao perceber os sintomas de hemorroida, o que melhor que pode fazer e procurar o médico proctologista. Ele é o especialista em tratar o cólon, o reto e o ânus.
Enquanto a consulta não acontece, é importante deixar de consumir alimentos picantes, cafeína, açúcar industrializado, alimentos processados e com muita gordura animal, e bebida alcoólica. Também ajuda comer mais fibras e beber bastante água. Há alguns tratamentos caseiros que você pode fazer para aliviar o problema.
Causas da hemorroida
A hemorroida pode aparecer em pessoas que têm o hábito de forçar a evacuação ou ficar muito tempo sentadas no vaso. É natural que, ao estar ali sentado, o corpo vai exercer contrações que com o tempo distendem ou afrouxam as veias da região, dilatando os vasos sanguíneos, formando hemorroida.
Há outros fatores que contribuem para o surgimento do problema:
- Postura incorreta para evacuar;
- Alimentação com pouca fibra e pouco líquido;
- Uso abusivo de laxante;
- Sedentarismo e tabagismo;
- Gravidez;
- Hereditariedade.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.