sintomas de esclerose múltipla
Crédito: Freepik

8 Sintomas de esclerose múltipla

Entenda um pouco mais sobre a doença

Publicidade

De acordo com o Ministério da Saúde, a esclerose múltipla é “uma doença autoimune que acomete o sistema nervoso central (SNC), mais especificamente a substância branca, causando desmielinização e inflamação”. Isso quer dizer que os anticorpos passam a atacar ao invés de proteger o corpo, focando nesse caso a bainha de mielina, do neurônio. Conheça mais os principais sintomas de esclerose múltipla.

O que é?

sintomas de esclerose múltipla o que é
Crédito: Freepik

A mielina é como se fosse uma película que envolve os prolongamentos dos neurônios, ajudando na troca de impulsos elétricos. Especialistas do Hospital Albert Einstein explicam que, “com a mielina e os axônios lesionados pelas inflamações, as funções coordenadas pelo cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal ficam comprometidas”, levando ao desenvolvimento da doença.

No Brasil, a doença atinge aproximadamente 15 pessoas a cada 100 mil habitantes, de acordo com estimativa do Ministério da Saúde. É muito comum que apareça na juventude, podendo surgir entre os 18 aos 55 anos, sendo mais comum em mulheres do que homens.

Sua causa é desconhecida, mas sabe-se de que ela tem ligação com a “predisposição genética (com alguns genes já identificados que regulam o sistema imunológico) e fatores ambientais, bem como infecções virais (vírus Epstein Barr), exposição ao sol e consequente níveis baixos de vitamina D prolongadamente, exposição ao tabagismo e obesidade”, segundo a equipe do Albert Einstein.

Publicidade

A doença não tem cura e seus sintomas são difíceis de identificar, pois podem se confundir com outras doenças, não mostrando o quadro clínico tão cedo quanto se espera.

Sintomas de esclerose múltipla

quais os sintomas de esclerose múltipla
Crédito: TurboSquid

Facilmente confundido com outras doenças, a esclerose múltipla tem como principal característica crises que podem ter duração de até um mês e depois passar, voltando mais grave. Veja quais são os seus principais sintomas, de acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM).

1. Fadiga

Esse é um dos sintomas mais marcantes da esclerose múltipla, sendo caracterizado por um cansaço exacerbado, inconsistente com as atividades realizadas.

Para você ter uma ideia, o simples fato de caminhar de um cômodo a outro da casa pode parecer um esforço imenso para uma pessoa que esteja sofrendo com a doença.

Publicidade

2. Alterações fonoaudiológicas

Elas envolvem alterações que mexem com a fala e a capacidade de deglutir os alimentos, piorando com o tempo, reduzindo bastante a qualidade de vida dos portadores da doença.

Exemplos de perdas nessa área estão “fala escandida (lenta, arrastada, confusa) e disfagias (dificuldade para engolir líquidos, pastosos, sólidos)”.

3. Transtornos visuais

Também se apresentam alguns transtornos visuais, que podem durar somente durante a crise, que leva até 30 dias cada uma ou, infelizmente, deixar sequelas e comprometer a visão de fato.

Publicidade

São dois os principais sintomas de esclerose múltipla, no que tange os transtornos visuais: a visão embaçada, como se houvesse uma neblina em sua frente e a visão dupla, quando se vê os objetos dobrados.

4. Problemas de equilíbrio e coordenação

De acordo com a ABEM, outros sintomas bem marcantes da doença são os problemas que estão relacionados ao equilíbrio e coordenação.

Exemplos desse sintoma são “perda de equilíbrio, tremores, instabilidade ao caminhar, vertigens e náuseas, falta de coordenação, debilidade (pode afetar pernas e o andar) e fraqueza geral”.

Publicidade

5. Espasticidade

A espasticidade  é a rigidez de um membro ao movimento e acomete principalmente os membros inferiores, reduzindo a mobilidade e expressão pessoal.

É comum que se perca o tato, com a impressão de queimação ou até formigamento em partes específicas do corpo, além de incômodos e dor.

6. Transtornos cognitivos

Claro que os transtornos cognitivos também aparecem em pessoas com esclerose múltipla, podendo ser um grande problema para os pacientes, pois perdem a capacidade de raciocínio e memória.

Publicidade

Além disso, podem surgir problemas relacionados à memorização de curto prazo e cognição para a realização de atividades diárias.

7. Transtornos emocionais

Por estar relacionado ao desgaste do sistema nervoso, há a possibilidade de o paciente sofrer também com transtornos emocionais.

Entre os principais estão a depressão, ansiedade, transtorno de humor, irritabilidade, flutuação entre depressão e mania (transtorno bipolar).

Publicidade

8. Disfunções sexuais

A doença interfere diretamente na sexualidade do paciente, podendo atrapalhar seriamente esse setor da vida. Consequentemente, o casamento também , se o casal não tiver em equilíbrio.

Os sintomas mais comuns são disfunção erétil, nos homens, diminuição de lubrificação vaginal nas mulheres. Comprometimento da sensibilidade do períneo (região da genitália), interferindo no desempenho do ato sexual.

PODE GOSTAR TAMBÉM