colapso nervoso
Crédito: PxHere

Sintomas de colapso nervoso: quais são e o que podem provocar

Conheça quais são os principais sintomas de colapso nervoso e o que ele é de fato

Publicidade

Os sintomas de colapso nervoso nada mais são do que uma resposta, não controlado, do organismo frente a situações de estresse ou doenças. O colapso nervoso não é uma doença, mas sim uma condição temporária, que pode ser desencadeada por diversas situações, desde acumulo de atividades e cansaço até a perda de um emprego ou ente querido.

Pode ser oriunda de pequenas situações de estresse do dia a dia e que vão se acumulando até o momento da crise. A depressão e a ansiedade também podem  contribuir para o colapso, assim como o ataque de pânico.

Você deve sempre prezar pela sua saúde como um todo, não apenas física, mas também mental. É importante dar atenção aos sintomas de colapso nervoso que indicam que está prestes a ocorrer.

10 sinais de um colapso nervoso que você nunca deve ignorar

Os sintomas do colapso nervoso podem se manifestar isolados ou em conjunto. Não há uma regra, pois cada organismo é único e pode reagir de maneiras diferentes. Por isso, ao perceber que se tornou recorrente, você deve buscar um clínico geral para exames físicos e, um psicólogo de confiança, para o autoconhecimento.

Publicidade

1. Palpitação

colapso nervoso
Crédito: Anxiety

Sentir que o coração está batendo descompassado, com algumas palpitações mais fortes do que outras, pode ser um sinal de que o nível de estresse está muito alto. Além disso, ter a sensação de que consegue sentir seus batimentos fora do peito, no pulso ou na garganta também é um indício.

2. Dor de cabeça

Sentir dor de cabeça constante, que aumenta de tempos em tempos, pode ser um dos sintomas de colapso nervoso. Isso acontece, pois a tensão está tão grande, que acaba contraindo toda a região, causando dores. Elas podem se manifestar na região posterior da cabeça ou atrás dos olhos.

3. Tensão muscular

Sentir que seus músculos estão tensos, como se você estivesse prestes a correr com toda sua força, é outro sinal. Nos casos mais graves, pernas, braços, abdomen, costas e pescoço podem ficar rígidos. O mais comum são nas regiões do pescoço, ombros e costas.

4. Sono desregulado

colapso nervoso
Crédito: Banco de Saúde

Sentir sonolência o ou sofrer de insônia podem ser os primeiros sintomas de colapso nervoso. O excesso de sono não é parecido com o de depois do almoço. Mas sim com a vontade de não sair da cama ou de cochilar em plena atividade, lutando contra o sono. A insônia pode ser crônica, podendo passar semanas sem um sono adequado, precisando muitas vezes recorrer aos remédios para dormir.

Publicidade

5. Problemas gastrointestinais

Dores no estômago, excesso de acidez, enjoo, náuseas, prisão de ventre e diarreia são os principais sintomas relacionados ao colapso nervoso. Eles podem ser espaçados ou recorrentes, agravando ainda mais o quadro de tensão. Tenha atenção em cuidar e tratar destes sintomas, para que não evoluam para doenças como gastrite e úlcera.

6. Falta de concentração

Se sua mente fica saltando entre pensamentos totalmente aleatórios e alheios ao que você deveria estar prestando atenção, de forma insistente, pode ser um sinal de colapso nervoso. Porém muito cuidado com autodiagnóstico pois a falta de atenção pode ser também causada por diversos outros fatores, como a alimentação, estresse, TDAH e muitos outros.

7. Falta de ar

colapso nervoso
Crédito: Seakalm

A sensação de que está faltando oxigênio, mesmo tentando respirar fundo, acompanhado de bocejos e outras tentativas do corpo de se oxigenar, pode ser também um sinal.

Publicidade

8. Sensação de que algo vai acontecer

A sensação de um risco iminente, de que algo ruim está prestes a acontecer, é um sentimentos recorrente de quem está prestes a sofrer uma crise e por esse motivo, entra na lista como um dos sintomas de colapso nervoso. Pode ser identificado por meio de outras sensações associadas, tais como: coração acelerado, suor, músculos tensos e a busca (as vezes mental) por pontos de risco e de fuga.

9. Ansiedade

A ansiedade é uma condição mais comum do que se imagina. De acordo com os dados divulgados em 2017 pela Organização Mundial de Saúde, 9,3% dos brasileiros sofrem deste mal. E, infelizmente, crises e problemas com ansiedade podem desencadear um colapso nervoso.

10. Choro

colapso nervoso
Crédito: Mom

Vontades súbitas de chorar, sem causa aparentes, sejam durante um filme, uma conversa ou até mesmo quando não se está fazendo nada pode ser um dos sintomas que precedem a crise. O choro é uma via motora de eliminação da carga psíquica, assim como o gritar, falar palavrões ou bater.

Publicidade

Os sintomas de colapso nervoso  e a própria crise acontecem quando seu corpo já não está suportando o “peso” da rotina ou situações diárias. Então adote algumas mudanças na sua vida, antes que ele aconteça. É importante também buscar por ajuda médica, para garantir que a sua saúde esteja sempre em dia!

PODE GOSTAR TAMBÉM