Saber identificar quais são os sintomas do câncer de próstata é imprescindível para iniciar o tratamento (seja ele qual for), aumentando as chances de cura. Apesar de ser uma doença de progressão lenta, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Estima-se que só no ano de 2018 surgiram cerca de 68 mil novos casos da doença, assim como sua taxa de mortalidade, em 14 mil. Portanto, informe-se sobre os sintomas, procure um médico e faça consultas periódicas, principalmente se você já passou dos 45 anos de idade.
Quais são os sintomas do câncer de próstata
A próstata é uma glândula que só os homens possuem, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Possui o formato de uma maçã e é responsável por parte da produção do sêmen liberado durante o ato sexual.
O câncer de próstata atinge cerca de 75% dos homens a partir dos 65 anos de idade. Por isso a importância de fazer o acompanhamento anual com o seu médico, assim como o exame de próstata. Este é capaz de identificar se existe alguma inflamação ou doença.
Portanto, caso note estes sintomas do câncer de próstata, procure o médico e relate o que está acontecendo, para que ele possa tomar as devidas providências e orientações.
1. Problemas relacionados ao fluxo urinário
A próstata envolve a parte inicial da ureta que, por sua vez, é o tubo que armazena a urina na bexiga e é eliminada. Por isso, alguns dos sintomas do câncer de próstata estão relacionados com o sistema e fluxo urinário podendo ser:
Urinar em jatos: além de não conseguir urinar de forma constante (fluxo normal), pois os “jatos” saem de forma interrompida, o homem precisa fazer uma força extra para que o xixi saia. Esse é um dos sintomas do câncer de próstata, mas que também pode ser associado a infecções urinárias.
Necessidade constante: apesar de ter que fazer certo esforço e urinar em jatos, um dos sintomas do câncer de próstata é a vontade frequênte de fazer xixi, principalmente durante a noite, mesmo sem ter ingerido grandes quantidades de água.
Incômodo ao urinar: pessoas com sintomas de câncer de próstata podem, assim como no caso da infecção urinária, sentir desconforto ao fazer xixi. Ou seja, causa certa ardência ao eliminar a urina, assim como coceira na região.
Presença de sangue: pode haver, ainda, alterações na cor dos fluídos corporais, tais como sêmen, urina e líquido pré-ejaculação, devido a presença de sangue.
Dores na uretra: e, como consequência de todos esses problemas relacionados ao fluxo urinário, está a dor na região da uretra (que está interligada a próstata). A dor se assemelha a retenção de urina, com presença de ardor/queimação.
2. Disfunção erétil
A disfunção erétil é um dos sintomas de câncer de próstata, pois toda a região que controla a ereção estará sujeita a lesões provocadas pela doença. Além disso, é um local com terminações nervosas delicadas e, qualquer problema relacionado pode causar esse tipo de transtorno. Outros fatores associados são:
Dores durante a ejaculação: uma vez que a ejaculação sai pelo canal da uretra e esse sistema está comprometido, pode causar dores ou sensações de desconforto, assim como na hora de urinar.
Dores nos testículos: por se tratar de uma região sensível um dos sintomas do câncer de próstata é a sensibilidade na região dos testiculos.
Mas lembre-se, esses sintomas também podem ser associados a doenças como hiperplasia benigna da próstata (aumento) ou prostatite, que é a inflamação da mesma. Por isso a importância de consultar um urologista, sempre que surgirem tais sintomas.
3. Dores ósseas
Ainda associado aos sintomas de câncer de prostata estão as dores ósseas. Entretanto, trata-se de um estágio mais avançado da doença, devido as células canceríginas, que podem já estar se espalhando pelo corpo, causando inflamações e dores nas articulações e ossos. As regiões mais comuns das dores são:
- Coluna;
- Lombar;
- Joelhos;
- Coxa;
- Pelve;
- Bacia.
Na maioria dos casos, esses sintomas do câncer de próstata podem estar associados a outras doenças clínicas. Mas, de qualquer forma é importante consultar o médico, sempre que você notar algum problema de saúde.