Uma das doenças mais mortíferas do século XXI, o câncer ainda não tem cura e um diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença. Os sintomas surgem antes de existir um diagnóstico médico e é preciso saber interpretá-los. Quando detetar algo errado com seu organismo procure um médico. Quanto mais cedo a doença for detetada, maiores as hipóteses de uma total recuperação.
Se notar que algo está errado e detetar algum destes sintomas em seu organismo pode significar que esta com câncer, por isso, a primeira coisa a fazer é procurar um médico, fique atenta:
- Febre: é sinal de infeção no organismo, surge sem causa aparente e desaparece do nada. Pode parecer uma simples virose, mas também pode significar uma leucemia. Uma modificação nos glóbulos brancos, causada pelas células cancerígenas pode estar na origem da febre.
- Dor nas articulações: a obesidade e a prática regular de exercício físico podem provocar dor. As alterações climatéricas também se fazem sentir do organismo. Mas toda a dor tem um motivo e se ela surgir e permanecer do nada fique atenta: pode significar câncer nos ossos.
- Modificações nos peitos: tanto homens como mulheres devem fazer mamografia periodicamente para despiste de doença. Deve prestar atenção aos seios e toda a área envolvente, pois alteração de formato ou cor pode significar câncer da mama.
- Perca de peso: perder demasiado peso sem haver alterações na rotina que o justifiquem pode significar câncer.
- Tosse sem razão aparente: quando a tosse surge sem motivo, não resultante de gripe ou alterações climatéricas é sinal que o câncer está num estado inicial e o organismo tenta expelir algo tóxico dos pulmões, garganta ou laringe.
- Problemas no estômago: a sensação de barriga inchada é um problema recorrente que está relacionado com a alimentação. A menstruação também provoca incómodo no abdómen. Mas quando os sintomas se estendem durante demasiado tempo pode significar câncer nos ovários.
- Menstruação irregular: quando ocorrem grandes hemorragias ocasionalmente não precisa de se preocupar, mas se for algo recorrente deve procurar um médico, pois poderá ser câncer no útero.
- Ferimentos: quando surgem hematomas sem qualquer razão e com uma difícil cicatrização, procure um médico, pois são sintomas de leucemia.