A andropausa é a chamada menopausa masculina, consiste no declínio gradual da produção de testosterona pelo organismo. Se você pensava que só as mulheres sofriam grandes alterações hormonais a partir dos 40 anos de idade, saiba que os homens passam pela mesma situação, inclusive experimentando os sintomas da andropausa. Veja quais são e dicas de como aliviá-los para levar uma vida mais tranquila e com bem-estar.
Veja também: causas, sintomas e tratamento da candidíase no homem
Sintomas da andropausa na vida do homem
Os sintomas que afetam os homens na fase da andropausa são bem semelhantes aos que atingem as mulheres na menopausa. As alterações na produção de hormônios masculinos é capaz de mexer com o físico e o emocional, desregulando o sono, o apetite, a temperatura do corpo, causando dores e bagunçando a memória. Veja só.
Dores de cabeça
Esse é um dos sintomas que mais afeta os homens e também é um dos mais comuns nas mulheres. Sentir dores de cabeça constantes torna-se comum, embora seja difícil de lidar, pois não é recomendado tomar remédios para dor todos os dias. Nesse caso, uma dica é recorrer aos chás para dor de cabeça.
Instabilidade emocional
Chega em um momento na vida do homem que ele vai entender que as mulheres não são loucas. Esse momento é quando ele experimenta a instabilidade emocional e simplesmente não consegue ter controle sobre ela. Em um mesmo dia poderá se sentir feliz, triste, raivoso e assustado, alterando facilmente de um estado para o outro.
Calvície
Esse é um sintoma que afeta menos as mulheres, mas pode se intensificar nos homens que já têm a tendência à calvície. Aliás, a redução na quantidade e produção de pelos também ocorre nas outras partes do corpo, ficando mais visível nas pernas e braços.
Ganho de peso
Engordar acaba sendo muito mais fácil e rápido quando o homem entra na andropausa. O corpo já não tem mais a mesma agilidade para metabolizar os alimentos, também acontece a diminuição da massa muscular, da força, e dos níveis de energia. Por isso, é essencial ajudar o organismo nessa tarefa: mantendo uma alimentação equilibrada e praticando exercícios todos os dias.
Alterações na vida sexual
A redução da libido é um dos sintomas da andropausa que mais afeta a saúde emocional dos homens, pois mexe diretamente com o ego. Por causa dessa redução, ele também poderá ter dificuldade de ereção, mas isso ocorre mesmo com a libido em alta, então um sintoma não depende do outro para acontecer.
Ondas de calor
Ondas de calores repentinas, mesmo que esteja em uma temperatura agradável, pode indicar andropausa. Dr. Drauzio Varela relata a experiência de um homem de 55 anos que se queixou de uma súbita onda de calor em uma noite de clima ameno. Em seguida, ele foi acometido com uma sudorese intensa, o que é um quadro não usual, mas que pode indicar a chegada da andropausa.
Como aliviar os sintomas
Da mesma forma que é recomendado para as mulheres, esses sintomas podem ser aliviados com ajustes na rotina e adaptações no estilo de vida. De fato, se quiser mesmo levar uma vida mais tranquila e com bem-estar nessa fase de grandes mudanças, precisa dar mais atenção aos hábitos de alimentação, atividades físicas, hobbies e outros detalhes, veja a seguir:
Consultar o urologista
Em primeiro lugar, o homem deve agendar uma consulta ao seu urologista quando chegar aos 40 anos ou quando começar a sentir os primeiros sintomas. O médico irá fazer uma avaliação geral para que, então, possa prescrever o que será mudado e o que poderá ser mantido nos hábitos diários.
Melhorar a alimentação
Depois do urologista, é a vez de consultar o nutricionista. Esse profissional irá recomendar um plano alimentar reforçado para suprir todas as novas necessidades do organismo. Nessa fase da andropausa, nem todos os nutrientes que o corpo precisa são produzidos ou absorvidos na quantidade necessária, então é preciso fazer suplementações.
Praticar atividades físicas
Fazer exercícios todos os dias é fundamental para ter boa saúde em qualquer idade. Mas principalmente para aliviar as mudanças dessa fase é essencial manter-se ativo, alongando o corpo todo, estimulando o bom funcionamento cardiorrespiratório e dando aquela força para que o corpo continue firme e forte.
Escolher um hobby
Para aliviar a tensão e o estresse causados tanto pela rotina acelerada de trabalho quanto pelos sintomas da andropausa, ter um hobby é uma ótima ideia. Escolha uma atividade que goste muito de fazer e separe esse momento do dia ou algumas vezes na semana para relaxar a mente nesse novo compromisso que deve ser apenas prazeroso e estimulante para o corpo e a mente.
Dormir bem
Dormir bem quer dizer dormir profundamente e pela quantidade de horas que o corpo precisar, o que varia de pessoa para pessoa. Um sono completo é aquele que permite ao corpo fazer a sua renovação noturna, eliminando toxinas, descansando e acordando pronto para recomeçar. Então, invista em um bom colchão, travesseiros e na preparação diária para ter um bom momento de descanso.
Reposição hormonal
Em alguns casos, a qualidade de vida do homem pode ser bastante afetada. Então, vale a pena conversar com o médico para saber sobre a reposição hormonal. Esse tratamento consiste em tomar doses controladas de hormônios masculinos todos os dias para evitar a oscilação causadora dos sintomas.
Menopausa é mais aparente do que a andropausa
Essa é uma das curiosidades sobre a andropausa que mais permeiam esse tema. Acontece que a menopausa é mais aparente devido à queda abrupta na produção de estrogênio e progesterona; hormônios femininos. Enquanto isso, na andropausa, a queda é mais gradual e leva anos para que haja a possibilidade de ser notada, com níveis de queda relativos para cada pessoa.
É normal que surjam diversas comparações entre a andropausa e a menopausa, já que ambos surgem por alterações hormonais e em faixas de idade semelhantes. Porém, a andropausa é muito mais discreta do que a menopausa e apenas se torna bem aparente em casos mais severos.