Exercício número 1 – Fortalecimento
Este exercício irá te ajudar a alongar as mãos, principalmente na região do pulso:
- Posicione as mãos juntas, frente ao peito e por baixo do queixo;
- Eleve e desça os cotovelos, levando as mãos juntas, para perto do estômago;
- Fique nessa posição durante meio minuto;
- Repita o exercício 4 vezes.
Exercício número 2 – Alongamento
Agora é a hora de esticar e alongar, segurando os dedos:
- Com a palma para cima, estique o braço para a frente;
- Dobre o pulso com a mão apontado em direção ao solo;
- Force o estiramento com o auxílio da outra mão, de forma moderada;
- Mantenha aposição por 30 segundos;
- Repita o exercício pelo menos 2 vezes.
Esses exercícios da síndrome do túnel do carpo vão estimular a circulação sanguínea na área das mãos e dos braços, dando a você mais conforto. Se tiver a mão inchada pode até sentir uma melhoria. Pratique-os exercícios 3 vezes ao dia, principalmente depois de desempenhar tarefas que exijam mais das suas mãos.
Cuidados complementares
Para quem trabalha com computadores: busque por um mouse maior, que forneça estabilidade, assim como um mousepad adequado e que forneça suporte para o pulso.
Alimentação: é extremamente importante manter uma alimentação equilibrada, para que o corpo possa funcionar na sua perfeição.
Vitamina D: apanhe sol (pela manhã e com protetor solar) e, se necessário (recomendação médica) faça suplementação de vitaminas para potencializar as estruturas e fortalecer o túnel do carpo.
Alimentos anti-inflamatórios: dê preferência a esses alimentos para evitar a síndrome do túnel do carpo e demais inflamações pelo corpo.
Pratique atividades: além de uma alimentação saudável, escolha o exercício físico que mais combina com você e pratique, para manter o equilíbrio do corpo.
Dá direito aposentadoria?
A síndrome do túnel do carpo pode incapacitar o trabalhador, dependendo da gravidade do caso e, por consequência, dá direito a aposentadoria por invalidez, desde que confirmado pelo perito do INSS.