Profissionais que desempenham funções requer o uso das mãos estão propícios a sofrerem da síndrome do túnel do carpo. São eles professores, escritores, costureiras, operadores de fábrica, artesãos e digitadores, por exemplo.
O túnel do carpo é uma espécie de passagem constituída por um arco de ossos e um ligamento, situada antes do punho. É nesse lugar que se escondem os tendões (flexores dos dedos) e nervo mediano.
Esse nervo é a razão da sensibilidade do polegar, indicador, dedo médio e ainda parte do dedo anelar. É também a estrutura mais frágil do túnel, e o motivo pelo qual se sente dor e dormência nas mãos quando este está pressionado.
Sintomas da síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo resulta precisamente da compressão do nervo mediano e manifesta-se através de alguns sintomas:
1. Dor nas mãos, braços e ombros
O dia normalmente começa sem dor, mas a medida que o tempo vai passando, ela surge e pode se tornar insuportável. A síndrome do túnel do carpo chega ao ponto de despertar uma pessoa durante a noite, dada sua intensidade. Durante o dia, torna qualquer movimento muito doloroso.
2. Dormência nos dedos (mão)
A síndrome do túnel do carpo gera dormência nos dedos e nas mãos, também ao final do dia. Começa com a sensação de formigamento dos dedos e a medida que evolui o seu estágio, passa para toda a mão.
3. Dominuição da sensibilidade (tato)
A capacidade de sentir o que está tocando também fica comprometida com a síndrome do túnel do capo – com exceção do dedo mínimo. Quente e frio podem não fazer diferença, sendo difícil executar até mesmo tarefas simples como amarrar os sapatos.
Veja a Cura! E como aliviar os sintomas.
Clique no botão “próxima” e veja como…