A síndrome de Cushing é uma alteração hormonal que aumenta os níveis de hormônio cortisol no sangue. Também chamada de doença de Cushing ou hipercortisolismo, essa condição traz sintomas bem característicos e possui diferentes causas, que você vai conhecer agora.
Quais os sintomas da síndrome de Cushing?
O paciente com essa síndrome percebe um acúmulo de gordura na região da barriga e no rosto, que fica bem arredondado. Também percebe:
- Aparecimento de estrias largas e vermelhas na barriga;
- Aparecimento de pelos no rosto, principalmente no caso das mulheres;
- Aumento da pressão;
- Aumento rápido de peso, mas com braços e pernas finas;
- Ciclo menstrual irregular;
- Diabetes;
- Dificuldade para cicatrizar feridas;
- Diminuição da libido e da fertilidade;
- Fraqueza muscular;
- Pele mais oleosa e com tendência à acne;
- Surgimento de manchas roxas.
Geralmente, vários desses sintomas aparecem juntos. Quando ocorre em crianças, podem surgir sintomas de crescimento lento, baixa estatura, aumento dos pelos faciais e corporais, e calvície.
Causas
O aumento dos níveis de cortisol no sangue pode acontecer devido ao uso prolongado e em altas doses de medicamento corticoide; em pessoas que fizeram transplante de órgãos; em pessoas que possuem um tumor na glândula pituitária, localizada no cérebro. Esse tumor desregula a produção do hormônio ACTH, aumentando a produção de cortisol.
Qual médico procurar e como é feito o diagnóstico?
O médico que trata da síndrome de Cushing é o endocrinologista. No consultório o médico irá perguntar sobre o histórico de saúde do paciente, irá fazer exames físicos e pedirá exames de laboratório e também de imagem, se achar necessário.
Podem ser feitos exames de sangue, saliva e urina de 24 horas para ver os níveis de cortisol e ACTH no sangue. Também pode ser feito um teste de estímulo com dexametasona, medicamento que estimula o funcionamento da hipófise.
Se o médico suspeitar de tumor na hipófise, poderá pedir uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética.
Tratamentos
Depois de identificar a causa da síndrome de Cushing, o médico irá prescrever o melhor tratamento. Se a causa for o uso excessivo de corticoides, o médico verá a possibilidade de diminuir a dose ou mesmo suspender o uso do medicamento.
Se a causa for um tumor na hipófise, pode ser feita cirurgia para remoção do tumor, depois tratamento com quimioterapia ou radioterapia. O paciente também poderá precisar de medicamentos para reduzir a produção de cortisol.
Em todos os casos é bem importante adotar um estilo de vida mais saudável, evitando alimentos com sal e açúcar, além de ingerir muitos vegetais para fortalecer o sistema imunológico.