O nome dessa síndrome revela o seu principal sintoma: sensação de ardência na boca, mas sem que exista algum ferimento. Esse é um dos, mas não único sintoma da síndrome da boca ardente que tem diferentes causas e tratamentos.
O que é a síndrome da boca ardente?
A síndrome da boca ardente, ou SBA, ocorre com mais frequência em mulheres com idade entre 40 e 60 anos, mas pode acontecer com homens e mulheres de qualquer idade. A sensação de ardência na boca, e os demais sintomas, surgem sem que haja alguma alteração visível na boca. O diagnóstico vai depender do histórico de saúde do paciente, dos seus hábitos de vida e dos exames que o médico vai pedir.
Sintomas
Além da sensação de ardência dentro da boca, que vai aumentando ao longo do dia, a síndrome da boca ardente também causa uma sensação de dor, mudança no paladar (gosto metálico ou amargo) e boca seca. Esses são os sintomas principais, mas existem também outros sintomas que não acontecem em todos os casos.
- Alteração na quantidade de saliva produzida;
- Aumento da sede;
- Dor que aumenta durante o dia;
- Formigamento ou sensação de ardência na boca ou na língua;
- Perda do apetite;
- Sensação de queimação na língua, lábios, interior das bochechas, gengivas, palato ou garganta.
Causas da síndrome da boca ardente
Uma pessoa que tem a síndrome da boca ardente pode fazer com que os sintomas piorem se ingerir comida apimentada ou muito quente, ou se estiver passando por uma situação muito estressante.
Mas não existe, ainda, uma causa estabelecida para o surgimento da SBA. Os médicos a classificam em dois tipos:
Síndrome da boca ardente primária
Também chamada de idiopática, esse tipo apresenta os sintomas, mas não é possível identificar o que desencadeou. O médico não encontra evidências clínicas e os exames laboratoriais também não apresentam confirmação da causa. Fica um mistério, por isso é chamada de idiopática.
Síndrome da boca ardente secundária
Nesse tipo é possível determinar a causa, que pode ser por alergias, infecções, deficiências nutricionais, refluxo, próteses mal ajustadas, estresse, ansiedade e depressão, uso de alguns medicamentos, diabetes, síndrome de Sjögren ou alteração nos nervos que controlam o paladar a dor.
Como tratar?
Como viu, no tipo 2 da síndrome da boca ardente, existem muitas causas possíveis que desencadeiam os sintomas. Então, o tratamento vai depender de qual é essa causa.
O primeiro passo é consultar um dentista ou um otorrinolaringologista, de preferência que já tenha conhecimento e experiência no tratamento dessa síndrome.
Então, o médico irá avaliar toda a situação e histórico de saúde do paciente, seus hábitos de vida para saber sobre alimentação e estresse, e também irá pedir exames como hemograma, glicemia em jejum, dosagem de ferro, ferritina e ácido fólico.
Esses exames ajudam a identificar deficiências nutricionais, infecções ou doenças crônicas que possam ser a causa da SBA.
Outros testes podem ser feitos para continuar a investigação ou para eliminar outras causas, como testes para doenças autoimunes e testes de alergias a produtos dentários ou alimentares.
O tratamento vai ser feito conforme a causa diagnosticada, podendo ser ajuste na prótese dentária, terapia (quando a causa é um transtorno psicológico) ou tratamento com medicamentos (quando a causa é refluxo e infecções).
Se o problema se deu por conta de alguma alergia, é preciso descobrir ao que exatamente o paciente é alérgico para evitar o contato com o agente alérgeno. Se o problema for uma deficiência nutricional, além de prescrever uma alimentação adequada, o médico poderá recomendar o uso de algum suplemento.
Tratamentos naturais
Na verdade, é uma forma de aliviar os sintomas quando eles surgem. Uma forma natural de fazer isso é chupar gelo. Essa tática vai ajudar a aliviar a dor, a sensação de queimação e, ainda, vai ajudar a umedecer a boca.
Outro cuidado que o paciente deve ter no dia a dia é evitar alimentos e bebidas muito quentes ou apimentados, pois mesmo que a causa não seja alimentar, eles podem desencadear os sintomas.
Veja também: Como desinchar a boca rápido