Menu

7 Sinais de que você é um bom vizinho

Preste atenção nas suas atitudes para tornar mais fácil e agradável sua relação com quem mora ao lado

Crédito: Freepik

Publicidade

A tolerância, a gentileza e o diálogo sincero são características essenciais para ser um bom vizinho. Claro, a empatia não poderia faltar, pois é sempre bom se colocar no lugar do outro e, na dúvida, tratá-lo da forma como gostaria de ser tratado. Se você se preocupa em ser um bom vizinho, veja se tem essas características na sua rotina.

1. Fofocas estão fora de questão

Ser uma pessoa que fala dos outros pelas costas, mesmo “sem intenção de prejudicar ninguém”, é um péssimo hábito. Se for falar de um vizinho para o outro, que seja apenas para elogiar. Se for para reclamar de alguma coisa, fale com o próprio vizinho com quem você tem algum problema e resolva com uma conversa madura.

2. Oferecer ajuda ao invés de julgar e brigar

Quando um vizinho faz algo que lhe incomoda, você sabe que o pior caminho é criar conflito por meio de provocações ou tomando uma atitude infantil, como enviar um bilhete anônimo fazendo uma ameaça. Ao invés disso, o bom vizinho bate na porta do outro e oferece ajuda, já que ouviu algum barulho estranho ou irritante que atrapalhou seu sono, por exemplo. Deixar que o vizinho saiba do problema, sem brigar com ele, é uma ótima estratégia.

3. Compreender as diferenças

Enquanto o seu vizinho tiver uma boa conduta e respeito, não é da sua conta que o estilo de vida dele seja diferente do seu. Um bom vizinho entende que cada pessoa tem suas crenças, seus hábitos e sua cultura. Por mais estranho que pareça, é necessário compreender e respeitar.

Publicidade

4. Não esperar toda reciprocidade

Às vezes você acha que chegar na casa do vizinho novo com um bolo quentinho vai fazer com que ele faça o mesmo por você. Mas pode não acontecer, e está tudo bem. Os motivos para isso são muitos e você não deve presumir que seu vizinho é mau só por não agir com você da mesma forma que você age com ele.

5. Não abusar da boa vontade

Não é porque seu vizinho aceitou olhar suas crianças um dia, enquanto você estava fora de casa, que ele vá virar sua babá. Não abusar da boa vontade dos vizinhos, principalmente quando ainda não se tornaram amigos próximos, é mais uma qualidade de quem sabe conviver com a vizinhança.

6. Ser gentil e prestativo

Não tenha receio de ser gentil e prestativo com seus vizinhos, pensando que eles vão começar a lhe pedir favores o tempo todo. Se eles fizerem isso, cabe a você estabelecer os limites e explicar o que você aceita ou não fazer, de forma educada. Um bom vizinho vai além do “bom dia”, e se mostra sempre gentil e prestativo, inclusive sabendo que, um dia, ele pode precisar de alguma coisa e, assim, terá a simpatia dos vizinhos para ajudá-lo.

7. Respeitar o espaço dos outros

Ter bom senso é fundamental para ser um bom vizinho que é respeitado e querido pelos outros. Isso inclui não fazer barulhos altos depois das 18 horas, estacionar o carro ocupando só a sua vaga, respeitar os espaços de lazer ao passear com os pets, controlar a bagunça das crianças muito cedo ou muito tarde e evitar usar salto dentro de casa.

Publicidade
Sair da versão mobile