Menu

Quais são os sinais reais de que uma criança é mimada?

Será que você está criando filhos mimados, mas não consegue enxergar onde está errando?

Crédito: Freepik

Publicidade

Quando você vê uma criança mimada fazendo birra, não a julgue, pois a culpa não é dela. São os responsáveis por ela que deveriam estar oferecendo uma educação mais equilibrada.

Embora o comportamento de uma criança mimada seja irritante para quem está em volta, a pessoa mais prejudicada é a própria criança que não está sendo preparada para lidar com as frustrações.

Porém, uma situação de birra ou um comportamento irritante não querem dizer, necessariamente, que uma criança é mimada. Pode ser que seja um episódio esporádico ou por alguma outra razão, como autismo. Só quem pode diagnosticar, nesse caso, é o médico. Mas, no caso de não ser, é possível que alguns ajustes na forma de educar ajudem.

Sinais de que uma criança é muito mimada

Alguns mimos não fazem mal. Oferecer muito amor, uma comida preferida, um brinquedo, são formas de agradar o seu filho. O problema é quando esses mimos são exagerados e a criança os recebe mesmo quando não respeita os limites impostos a ela. As reações mais comuns de uma criança mimada em excesso são as seguintes:

Publicidade

Constantes ataques de raiva

As crianças pequenas ainda estão com o cérebro em formação, e por isso têm mais dificuldade em lidar com as frustrações. Os ataques de raiva surgem nessas situações frustrantes, e é nesses momentos que o adulto responsável deve orientar a criança a lidar com a frustração, incentivando-a a compreender e expressar o que está sentindo sem agir de forma agressiva.

Mas, quando essa orientação não acontece, a criança simplesmente continua tendo ataques de raiva sempre que surge uma frustração, e mesmo quando já está mais velha. Quando ela ouvir um não, ou quando algo que estiver fazendo der errado, ela vai chorar, gritar, xingar, bater e espernear.

Isso acontece quando a criança não conhece outra forma de lidar com a frustração ou quando ela já sabe que seus responsáveis vão fazer o que ela quiser como condição para parar.

Não saber valorizar as coisas

Quando os pais enchem a criança de presentes e dão tudo o que ela pede, sem explicar o valor das coisas, ela nunca fica satisfeita e olha para as coisas com desdém, afinal, a abundância nunca termina e nada do que ela tem é visto como uma conquista verdadeira, um desejo que ela precisou esperar ou cumprir com alguma tarefa para conseguir receber.

Publicidade

Ao agir dessa forma com a criança, o adulto está ensinando a ela que nada é importante. Ela vai pedir alguma coisa só por pedir, e não porque realmente deseja. Vai pedir um sorvete, e quando você chegar com o sorvete ela vai dizer que não quer mais. Vai pedir um brinquedo, fazer birra se não puder ganhar na hora, e deixar de lado quando o tiver em mãos.

Falta de respeito com os outros

Assim como a criança muito mimada não valoriza as coisas que tem, não sabe valorizar e respeitar as pessoas. Na visão dessa criança, ela é a pessoa mais importante e não consegue se enxergar como parte de uma sociedade onde um tem consideração pelo outro.

Essa criança não desenvolve a empatia e, por isso, se enxerga como o centro das atenções. Ela vai usar os artifícios que puder para conseguir o que deseja, ainda que isso inclua desrespeitar os outros, sejam crianças ou adultos.

Publicidade

A falta de educação da criança muito mimada também é visível nas atitudes mais simples. Ela não foi ensinada a pedir por favor, com licença e dizer obrigado. Conforme for crescendo, esse comportamento vai se tornar cada vez mais prejudicial para as relações que ela tentar estabelecer.

Como corrigir uma criança muito mimada?

Se você acaba de perceber que o seu filho tem essas características de uma criança muito mimada, precisa agir imediatamente para reverter o comportamento dele e o seu, na sua forma de educá-lo. Veja quais são as mudanças que pode fazer no dia a dia, e lembre-se que vai levar algum tempo, pois seu filho vai querer lutar contra essas mudanças e você precisa se manter firme.

Seja um exemplo positivo

A melhor forma de mostrar a uma criança como ela deve agir com os outros é sendo o exemplo. Trate-a com o mesmo respeito que espera que ela trate os outros. Trate todas as pessoas da forma que você espera que ela também o faça.

Publicidade

Estabeleça regras claras e imponha consequências

Seja firme com as regras da casa, e não ceda quando a criança começar a fazer birra. É cansativo, mas se não fizer isso agora, ficará cada vez pior e mais difícil. A criança deve conhecer as regras da casa e saber o que vai acontecer quando não cumpri-las. Não dê castigos humilhantes, muito menos violentos. Apenas restrinja as possibilidades dela quando não cumprir com o esperado, deixando claro que toda atitude tem uma consequência.

Delegue responsabilidades

As crianças gostam de fazer parte da rotina da casa e de ver que os pais estão felizes com o que elas fazem. É uma ótima maneira de se sentirem valorizadas e importantes, e de aprender a valorizar as coisas. Incentive esse comportamento no seu filho. Criem juntos uma lista de tarefas que ele pode fazer todos os dias, de acordo com a idade dele.

Veja: Como as crianças podem ajudar nas tarefas domésticas

Mantenha sempre o diálogo

Como já falado, não castigue seu filho com humilhações, surras ou xingamentos, nunca. Não tire dele o seu amor e a sua atenção. Quando ele for desobediente, chame-o para uma conversa.

Publicidade

Explique o que ele fez de errado, o que era esperado que fizesse e qual será a consequência, como não poder ir a tal passeio, não ganhar tal brinquedo.

Mantenha o diálogo ao invés de dizer “porque eu mandei” ou “porque sim”. Ouça sempre o que seu filho tem a dizer e incentive-o a falar como está se sentindo e por que desobedeceu. Ele precisa aprender a se comunicar com argumentos aceitáveis ao invés de birra.

Sair da versão mobile