A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada no pescoço. Essa glândula é responsável pela produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) que ajudam no bom funcionamento do cérebro, coração, rins e fígado.
Nas crianças e adolescentes, a tireoide atua no crescimento, no ganho de peso, nas funções cognitivas – como a memória, e regula os ciclos menstruais nas meninas.
Quando a glândula tiroide não está produzindo e secretando hormônios da forma que deveria, pode ser um sinal de hipotireoidismo (funcionando pouco) ou hipertireoidismo (funcionando de forma exagerada).
Em todos os casos, os sintomas se manifestam em várias partes do organismo, afetando a rotina e a qualidade de vida. Veja quais são esses sinais para saber quando é hora de buscar ajuda médica.
1. Perda ou aumento de peso
Quando não há razão aparente para o aumento ou a perda rápida de peso, esse é um dos sinais de problema na tireoide. Mesmo sem mudar a rotina alimentar ou ter alterações nas atividades do dia a dia, a pessoa percebe que está aumentando de peso (hipotireoidismo) ou perdendo peso rápido (hipertireoidismo).
2. Problemas de memória e concentração
Existem várias condições de saúde que podem trazer problemas de memória e de concentração, inclusive a fase da menopausa. Mas esse também é um sinal de problema na tireoide. A dificuldade em se concentrar é um sinal do hipertireoidismo, enquanto o esquecimento frequente é um sinal do hipotireoidismo.
3. Alterações de humor
No caso do hipertireoidismo, que acelera o organismo, a pessoa pode sentir irritabilidade, agitação e ansiedade. No hipotireoidismo, que desacelera o corpo, a pessoa pode sentir tristeza constante e até entrar em um estágio de depressão, caso não busque tratamento assim que notar as mudanças de comportamento.
4. Pele seca e queda de cabelo
Nas épocas mais frias e secas do ano é comum notar mais secura pele e maior queda de cabelo. Mas, se notar que essas mudanças se tornaram muito acentuadas e prolongadas para outras épocas do ano, é um sinal de alerta para problemas na tireoide.
5. Sonolência, dores musculares e fadiga
Como o hipotireoidismo faz o corpo todo funcionar mais lentamente, alguns dos sinais dessa disfunção são a sonolência, dores musculares e fadiga, mesmo sem ter feito atividades que justifiquem esses sintomas ou usado remédios que causam esses sintomas. As dores musculares, junto de formigamentos e pontadas no corpo, se justificam pela falta de hormônios da tireoide que pode danificar os nervos que enviam sinais do cérebro para o resto do seu corpo.
6. Pressão alta e palpitações
Como o hipertireoidismo acelera o funcionamento do organismo, podem ocorrer palpitações e o aumento da pressão arterial, sem motivo aparente. As palpitações podem chegar a fazer o paciente senti-las no pescoço ou no pulso, sem tocar essas partes do corpo.
No caso de hipotireoidismo, o paciente pode ter um aumento dos níveis de colesterol, e isso acaba elevando a pressão. Então, só o médico poderá dizer, depois dos exames, se é um diagnóstico de hiper ou hipotireoidismo.
7. Redução da libido
Perdeu todo ou quase todo o desejo sexual e não tem ideia do motivo? Pode ser o hipotireoidismo, que lentifica até mesmo essa função. Os demais sintomas acabam por intensificar esse em específico, já que fica mais difícil sentir desejo sexual quando a saúde não está bem.
8. Desconforto e inchaço na região da garganta
Como a glândula tireoide está localizada na região da garganta, existem casos em que a glândula incha, causa desconforto e dor, por estar com problema. Pode surgir um nódulo ou caroço bem perceptível através da pele. Mas atenção: existem casos de nódulo na tireoide que não afetam a produção e secreção dos hormônios, ou seja, não trazem os demais sintomas mencionados.
O que fazer para tratar?
No caso de perceber quaisquer desses sintomas mencionados, agende uma consulta com um endocrinologista. Se ficar na dúvida sobre os sintomas, mas souber que algo está errado com sua saúde, pode ir ao clínico geral para fazer os primeiros exames e saber em qual especialista deve ir depois.
É importante ir ao médico logo, pois se não tratados, muitos sintomas de problema na tireoide podem evoluir para doenças secundárias, oriundas dessa falta de tratamento. Enquanto não vai ao médico, procure manter uma alimentação saudável e equilibrada, hidratar bem o corpo, evitar situações de estresse e nunca se automedicar, ou poderá piorar a situação.
O tratamento médico vai incluir, além de cuidados com a alimentação e bons hábitos na rotina, o uso de medicamentos para regular a função da tireoide. Em alguns casos, pode ser necessário remover a glândula por meio de cirurgia, e depois, fazer reposição hormonal por toda a vida para substituir a função da tireoide.