Assim como as pessoas ficam com diferentes sintomas quando estão com doenças, as plantas também avisam por meio da sua aparência. Elas podem estar com sede ou com excesso de água, podem estar sendo queimadas pelo sol, destruídas por parasitas ou recebendo excesso de nutrientes. Veja como as plantas sinalizam que você está fazendo algo de errado com elas.
1. Amarelamento das folhas
Um dos sintomas mais comuns nas plantas é o amarelamento das folhas. Nessas horas, muita gente pensa que a planta já está morrendo. Mas não é bem assim.
Para saber identificar o motivo, o primeiro passo é conhecer as necessidades daquela planta para saber se ela está recebendo os devidos cuidados.
Por exemplo, é bem comum que surjam folhas amareladas quando a planta está recebendo luz do sol em excesso sobre suas folhas, ou quando não está recebendo água o bastante. Tem ainda o motivo de falta de nutrientes. Elas ficam mais atrofiadas e secas, podendo apresentar manchas.
2. Folhas rasgadas
Quando as folhas das plantas apresentam rasgos, algumas vezes até com marcas nítidas de que estão sendo comidas, é sinal de que as pragas as estão atacando. Pragas trituradoras, como lesmas, formigas e lagartas, estão se alimentando da planta e você não está tratando com inseticidas naturais para eliminá-los. Sua planta poderá morrer, pois será consumida.
3. Folhas com pontinhos e aspecto melado
Já se você notar que a planta está cheia de pontinhos escuros ou amarelados em algumas partes, com um aspecto meio melado, pode ser que esteja sendo atacada por pragas sugadoras, como as cochonilhas, os pulgões e ácaros, que sugam a seiva da planta. É preciso observar as folhas de perto, por baixo e por cima, para ver se os bichinhos estão ali. A planta deve receber inseticida, e suas folhas danificadas devem ser removidas.
4. Bolor
A planta, quando recebe água em excesso ou está em um local muito quente e úmido, que não é adequado para ela, pode ter doenças internas. Ou seja, não são bichinhos que atacam de fora para dentro, mas sim, o excesso de água ou umidade que provoca colônias de fungos, causadores dos bolores nas folhas. São manchas esbranquiçadas que ficam sobre as folhas ou mesmo na base do caule, que vai ficar amolecido, parecendo bem fraco e apodrecido.
Se esse for o problema, é preciso verificar se a planta precisa ficar em um local com mais sol, se está recebendo excesso de água da rega ou da chuva, ou até se o vaso não tem furos embaixo para que a água escoe.
5. Ramos finos e poucas folhas
Se a planta está no local adequado e recebendo luz, água e ventilação conforme ela necessita, pode ser que o problema esteja na falta de adubação. Sem alimento, a planta não cresce. O tipo de adubo vai depender da planta. Mas, os naturais que oferecem menos risco de queimar a planta por excesso, são esterco de boi curtido, esterco de aves e húmus de minhoca.