Sinais de que o marido não ama mais a esposa
Crédito: Freepik

5 Sinais de que o marido não ama mais a esposa – e o que fazer a respeito

Será mesmo que o amor acabou ou vocês apenas entraram em uma rotina cheia de conflitos?

Publicidade

A vida seria mais fácil se as pessoas simplesmente dissessem o que estão sentindo. Assim, quando o marido sente que não ama mais a esposa, ele diz isso a ela, eles terminam e cada um segue com a vida. No caso da esposa, vale a mesma coisa, é claro.

Acontece que não funciona assim na prática, até porque dificilmente o amor acaba da noite para o dia. São os detalhes na convivência que vão fazendo o encanto se perder. É por isso que vão surgindo os sinais de que o marido não ama mais a esposa, até culminar no término.

Então, esses sinais que você vai ler agora, não querem dizer que o marido já não sente mais amor. Mas sim, que a relação está desgastada e os sentimentos estão esfriando.

Saber prestar atenção nesses sinais é a chave para ter uma conversa franca e promover mudanças ou evitar mais desgaste e terminar de uma vez por todas.

Publicidade

1. A culpa é sempre sua

No começo da relação, quando tudo estava bem, o marido assumia a responsabilidade pelos próprios erros. Agora, em qualquer oportunidade, por menor que seja, ele solta “a culpa é sua”, “você faz tudo errado”, “eu não aguento mais, você só faz besteira”.

Essas frases, quando surgem em um relacionamento desgastado, expressam a insatisfação do marido não só com a situação em si, mas com várias outras atitudes da esposa no dia a dia que vão acumulando na mente dele.

Esse pode ser um sinal de que a admiração pela esposa está acabando, pois o marido enxerga mais os defeitos do que as qualidades que ela tem. Se o marido só diz isso, e não tem argumentos para ajudar a solucionar os “erros” da esposa, é um sinal de alerta.

2. Ausência de elogios

Uma das principais características de um casal apaixonado é elogiar o outro com frequência, até mesmo quando não se espera, como quando você acaba de acordar e é claro que não está tão maravilhosa. Mas, o marido apaixonado vai dizer que você está deslumbrante.

Publicidade

Já quando o marido não tem mais os olhos voltados para a esposa, os elogios ficam escassos mesmo quando são esperados, como quando você muda o visual, tem uma conquista profissional ou faz uma comida especial deliciosa.

3. Parar de olhar nos olhos e atrair para perto

Quando se sente amor e paixão por uma pessoa, dá vontade de olhar nos olhos dela o tempo todo, encarando, admirando e sorrindo com o olhar. Claro, isso muda quando um casal tem filhos, trabalho e rotina corrida, acontece menos. Bem menos! Mas, ainda existe.

Quando o casal que se ama tem a oportunidade, aquele olhar apaixonado ressurge, profundamente, e nem precisa dizer que ama, pois os olhos dizem tudo. Os olhares atraem os corpos para perto para segurar na mão, abraçar, beijar ou dar aquela apertadinha no bumbum. Nada disso acontece mais? Pode ser um sinal.

Publicidade

4. Não fazer questão de evitar situações irritantes

Depois de anos de convivência, o marido sabe exatamente quais são os hábitos dele que irritam a esposa. Quando ele se importa em não deixá-la irritada, ele evita esses hábitos – pelo menos quase sempre, quando consegue controlar.

Mas, quando já não existe um motivo sentimental para ver a esposa tranquila e feliz, não há esforço para evitar. Por mais que a esposa peça, o marido vai fazer aquela coisa irritante porque não está ligando.

5. Sair sempre sozinho

É saudável para um casal que cada um tenha seu dia de sair sozinho. Mas, quando esse dia passa a ser sempre, tem alguma coisa errada acontecendo. Se antes vocês tinham o dia de saírem sozinhos e o dia de fazerem algo juntos, e agora não têm mais, é um claro sinal.

Publicidade

Quando não existe mais amor, não há mais vontade de estar na companhia da pessoa. Então, quanto mais distante puder estar, melhor, nem que seja para refletir sobre o que está sentindo, se quer mesmo separar ou se está passando por uma crise.

O que fazer quando o marido parece não sentir mais amor?

Apesar de todos os sinais, não significa que o marido não ama mais a esposa. É preciso levar outros fatores em conta antes de ficar pensando o pior.

Por exemplo, será que o seu marido está passando por algum problema pessoal e vocês não conversam sobre isso? Você está notando que ele mudou, mas prefere estar distante?

Publicidade

Pode ser um problema no trabalho, de família, medo de estar com alguma doença, estar de verdade com alguma doença, inclusive depressão.

Às vezes o casal não conversa francamente sobre tudo o que está sentindo, e cada um guarda seus problemas para si. Pode parecer que o amor acabou, mas é a falta de diálogo que está mantendo-os afastados e sem romantismo.

Agora, seja qual for o motivo, para todos os casos é essencial chamar seu marido para conversar. Não é para jogar na cara dele o que você acha que ele está fazendo de errado. Diga, sem rodeios, que vocês dois estão sentindo que a relação está ruim, desgastada.

Publicidade

Pergunte o que ele está sentindo e diga o que você sente também. Se chegarem ao ponto de falar em separação, não faça escândalo. Não faz o menor sentido querer viver ao lado de uma pessoa que não tem mais sentimentos românticos por você, e está tudo certo.

Se vocês chegarem à conclusão de que a relação não está boa, mas ainda se amam, uma boa alternativa é fazer terapia de casal. Muitos casais – principalmente maridos – têm um grande preconceito com a terapia, mas é questão de encontrar o terapeuta certo. Pode ser uma experiência esclarecedora e renovadora para o casamento.

PODE GOSTAR TAMBÉM