Menu

7 Sinais de que você está exagerando na bebida

Em pequena quantidade, o álcool pode ajudar a relaxar. Mas é preciso ficar atento ao limite entre a escolha e a dependência

Crédito: Freepik

Publicidade

Uma pesquisa realizada pela Organização Pan Americana de Saúde revelou que o consumo de bebidas alcoólicas cresceu 93,9% durante a pandemia. Esse é um aumento considerável que, na maior parte dos casos, está ligado a questões psicológicas, como medo, preocupação, irritabilidade e ansiedade.

Mas, não é tão fácil identificar quando uma pessoa está ultrapassando o limite do consumo normal e partindo para o abuso. Então, se você está bebendo mais durante a pandemia, mas não acha que está exagerando, veja agora se os seus hábitos estão dentro do aceitável ou se precisa encontrar o motivo do abuso para evitar maiores problemas.

1. Beber enquanto realiza compromissos diários

A bebida alcoólica costuma estar presente nos momentos de descanso e descontração, depois que você já cumpriu com seus compromissos diários. Então, se você está bebendo ao longo do dia, enquanto trabalha ou faz outras atividades que não sejam para sua recreação, é um sinal de alerta de abuso.

2. Beber para conseguir lidar com sentimentos

Se quando você fica com seus sentimentos abalados, logo vai em busca da sua garrafa de bebida alcoólica, esse é um claro sinal de que você não tem uma relação saudável com a bebida. Pode parecer estar no controle agora, mas esse é o momento limite para se conscientizar e reduzir o consumo, antes que seja tarde.

Publicidade

3. Comprar por impulso depois de beber

Pessoas alcoolizadas tomam decisões por impulso, quase sempre. Fazer muitas compras pela internet é uma delas. Se você tem o hábito de se empolgar com compras quando bebe um pouco a mais, tome consciência do problema agora, antes que sua vida financeira fique no prejuízo. Usar o álcool como desculpa para gastar dinheiro é um sinal de dependência.

4. Justificar um comportamento agressivo

Além das decisões por impulso, grande parte das pessoas alcoolizadas mudam seu comportamento e ficam mais intensas, seja de forma positiva ou negativa. O problema está no comportamento agressivo, verbal ou fisicamente, que é desencadeado quando uma pessoa bebe, mas depois foge da responsabilidade e culpa a bebida.

5. Comprometer as relações com amigos e familiares

As pessoas que fazem parte do seu círculo de amigos e família dizem que você deveria beber menos? Você arruma confusão quando está com essas pessoas e tem bebida envolvida? A partir do momento em que você permite que o álcool prejudique suas relações, você está abusando.

6. Colocar a bebida em primeiro lugar quando organiza um evento

Pode ser um pequeno jantar, assistir um filme ou encontrar alguns amigos. Para quem gosta de beber, qualquer “evento” é uma oportunidade de comprar bebida e se alegrar. Mas, se você pensa nas bebidas que vai comprar, antes de decidir quem vai estar presente, significa que você tem predisposição ao alcoolismo e está abusando da liberdade.

Publicidade

7. Negar que está bebendo demais

A pessoa que gosta de beber, sempre vai estender o limite para o abuso o máximo que puder. Ela nunca acha que está abusando. Mas, se você bebe uma quantidade de 3 latinhas de cerveja todos os dias, por exemplo, já é abuso. Repense seus hábitos para evitar que o álcool se torne um problema na sua vida.

Veja também: Saiba quais são os malefícios do álcool

Sair da versão mobile