Hoje em dia, todo mundo ouve falar em depressão, o mau do século, uma das doenças mais incapacitantes do mundo. Mas poucas pessoas sabem identificar quando essa doença de fato existe ou se o que está sentindo é uma tristeza persistente.
É mais complicado ainda quando uma pessoa que está bem tenta ajudar uma pessoa que ela acreditar estar entrando em depressão, mas não tem certeza se é isso mesmo, pois não sente o que a pessoa está sentindo.
Então, para ajudar a dar esse primeiro passo na identificação da depressão, para depois buscar ajuda profissional e iniciar um tratamento eficiente, veja quais são os sinais de que você (ou uma pessoa do seu convívio diário) pode estar entrando em depressão.
1. Inatividade e isolamento
O corpo e a mente da pessoa com depressão ficam cansados e indispostos constantemente. A motivação desaparece, até mesmo para atividades que, antes, eram prazerosas. Há períodos em que tudo fica banal, perde o sentido de ser feito. A pessoa então prefere se isolar e ficar inativa, como se estivesse desligada do mundo.
2. Tristeza contínua
Algumas situações difíceis de lidar podem trazer um sentimento de tristeza que parece nunca passar. Problemas financeiros, doença, luto, abuso de drogas e até o uso de certos medicamentos são coisas que podem trazer essa tristeza contínua. Mas, na ausência de situações como essas, a tristeza constante que não tem explicação pode ser um sinal de depressão.
3. Alterações no sono e no apetite
Para mais ou para menos: insônia ou sono excessivo; falta de apetite ou vontade de comer o tempo todo. Ambos são desequilíbrios característicos de diferentes condições de saúde, e uma delas pode ser a depressão. Lembre-se que apenas um psicólogo ou psiquiatra poderá dar o diagnóstico, mas esse é um ponto a se refletir, caso esteja com esses sintomas e não entenda o motivo.
4. Dores pelo corpo
Além do estresse e da ansiedade, muitas doenças causam dores pelo corpo. Mas a depressão também causa, e essas dores se manifestam na forma de tensão muscular, cólicas, sensação de pressão no peito e dores de cabeça, por exemplo, sem motivo aparente.
5. Falta de concentração e da capacidade de tomar decisões
Assim como a pessoa com depressão se sente inativa, ela sente que não consegue mais se concentrar em nada, se interessar por qualquer coisa e não se sente capaz de tomar decisões, pois é como se tudo tivesse perdido o sentido e sua existência se tornasse um grande vazio.
6. Perda de autoestima e sentimento de culpa
Ao mesmo tempo em que a pessoa enxerga o que está acontecendo com ela, não consegue entender o motivo e começa a se culpar, se sentir um fardo, perder a vontade de se cuidar, pois deixa de ver motivo para fazer isso.
Busque ajuda profissional
A depressão pode acontecer em qualquer pessoa, mesmo com quem parece ter uma vida perfeita. Às vezes, ela é desencadeada por uma série de eventos desmotivadores e estressantes, mas outras vezes é causada por um fator genético que a pessoa não consegue prevenir, pois nem sabe que existe.
Então, depois de fazer essa autoanálise dos sinais da depressão, é muito importante buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, pois a depressão é uma doença real, que modifica a estrutura cerebral e necessita de tratamento imediato.