O termo “maturidade” é usado para se referir a pessoas mais velhas, que já passaram dos 40 ou 50 anos. Mas nem sempre uma pessoa com mais de quarenta tem um comportamento maduro, assim como existem pessoas de vinte e poucos anos que têm ideias e atitudes maduras. Então, o que são características de uma pessoa madura, e também do contrário, ou seja, de uma pessoa imatura? Veja a seguir.
Sinais de maturidade nas pessoas
A maturidade surge com as experiências de vida e a forma como uma pessoa aprende com essas experiências, principalmente com seus erros. O aprendizado traz sabedoria, a capacidade de refletir antes de agir, de planejar antes de seguir um objetivo, de reconhecer uma situação de risco antes de se envolver nela. Desenvolvendo essas noções, as pessoas maduras se comportam das seguintes formas:
1. Boa educação
Pessoas maduras sabem que tratar os outros com respeito e boa educação é muito importante para obter a reciprocidade e a boa convivência.
2. Adequar-se às situações
Mesmo tendo uma personalidade e um estilo bem definidos, a pessoa madura sabe adequar seu visual e seu comportamento de acordo com a ocasião e a situação, pois isso demonstra respeito com um grupo social diferente do dela.
3. Ser humilde
A pessoa madura sabe que ela não é melhor do que ninguém, nem pior. Ela respeita as diferenças, ouve o que os outros têm a dizer, sabe assumir seus erros e se desculpar, quando necessário.
4. Nivelar situações
A maturidade traz a capacidade de analisar situações antes de se envolver nelas, permitindo decidir se quer ou não se envolver. Saber dizer não é mais uma característica das pessoas maduras.
5. Honestidade
Uma pessoa madura sabe quando está diante de outra pessoa madura, pois já aprendeu a identificar a honestidade na fala dos outros. Ser honesto é dizer a verdade, sabendo escolher as palavras adequadas para não ofender.
6. Capacidade de refletir
A reflexão é quando você para e pensa antes de agir ou de tomar uma decisão. Pensa nos pontos positivos e negativos, e considera todas as possibilidades para chegar à melhor escolha possível.
7. Não julgar os outros
Um certo julgamento é normal e sempre vai acontecer quando você olha para uma pessoa e tenta identificar quem e como ela é. Mas a pessoa madura guarda esse julgamento para si, e só o faz quando for útil, ou seja, quando for fazer diferença em suas decisões.
8. Compreender as coisas e pessoas
Não significa aceitar as coisas como elas são, apesar das injustiças. Mas sim, entender que existem diferentes perspectivas e não vale a pena comprar brigas que não dependem de você para se resolverem.
Sinais de imaturidade nas pessoas
Basicamente, as pessoas imaturas agem de forma contrária às pessoas maduras. São os comportamentos que se vê nas crianças, sem experiência de vida, mas que muitas pessoas levam para a vida adulta. Com isso, elas acabam se prejudicando e prejudicando aos outros com mais frequência do que gostariam.
Autoafirmação
Enquanto a maturidade traz a humildade, a pessoa imatura sente necessidade de se autoafirmar, mesmo que ninguém esteja exigindo isso dela. Essa necessidade vem da insegurança, da falta de saber lidar com as coisas e de se autoconhecer.
Atitudes impulsivas
Quando uma pessoa não para e reflete antes de agir, tomando atitudes e decisões no calor do momento, ela é impulsiva. Na maioria das vezes acaba se arrependendo do que fez.
Instabilidade emocional
Quando uma pessoa não se conhece o suficiente para saber reagir diante das situações da vida, ela fica com medo, raiva, alegria, tristeza, tudo de forma instável, conforme o que estiver acontecendo no momento e, às vezes, sem que o momento justifique tal emoção.
Sonhar mais do que realizar
Sonhar é preciso, e as pessoas maduras também sonham. Mas sonham com os pés no chão, sabendo o que pode e o que não pode ser realizado dentro de determinado tempo. As pessoas imaturas “viajam” nas mais mirabolantes ideias sem traçar planos para realizá-las, e assim não atingem objetivos.