Sinais de que um cachorro está próximo de morrer
Crédito: Freepik

5 Sinais de que um cachorro está próximo de morrer

Assim como uma pessoa muito idosa, o cão que vai morrer por velhice começa a ter alterações no seu organismo e comportamento. Saiba identificá-las

Publicidade

Todo mundo que tem um cachorro de estimação deseja que ele tenha uma vida longa e feliz, e que na hora de partir, seja uma morte por velhice, sem sofrimento. É preciso pensar sobre isso, já que os cães vivem menos do que os humanos.

Então, além de estar preparado para ver seu amigo partir, também é bom saber quais são os sinais que o animal dá, através do seu corpo e seu comportamento, quando está prestes a falecer.

1. Apatia e comportamentos fora do normal

É normal que um cão idoso não tenha mais a mesma disposição para as atividades físicas. Ele fica cansado com mais facilidade e pode sentir dores nas articulações. Não necessariamente quer dizer que o cão vai falecer em alguns dias, mas se ele já for idoso, é importante manter as consultas em dia para saber se ele pode estar com algum problema.

Já no caso das mudanças de comportamento, nos cachorros a demência é chamada de síndrome da disfunção cognitiva. O animal pode ter mudanças no ciclo do sono, do nada começar a fazer xixi em lugares diferentes do comum, ficar desorientado, não reconhecer pessoas e animais do seu convívio e ficar apático.

Publicidade

2. Mudança considerável nos sinais vitais

Quando o cão está bem velhinho, prestes a morrer, os seus sinais vitais mudam, ficando muito abaixo ou muito acima do normal. Dentro do normal, é considerado:

  • Temperatura corporal entre 37,5 e 39,2 ºC;
  • Frequência cardíaca de 60 a 180 batimentos por minuto;
  • Frequência respiratória de 10 a 30 respirações por minuto;
  • Pressão sanguínea sistólica de 100 a 160 mm Hg e diastólica de 60 a 90 mm Hg;
  • Tempo de recarga capilar: menos de 2 segundos. Veja isso ao pressionar a gengiva do cão e contando o tempo que ela retorna à sua cor rosa normal.

3. Recusar água e comida

Existem diferentes motivos para um cão recusar água e comida, podendo ser algumas doenças. Mas esse também é um sinal que pode indicar que um cão idoso está próximo de morrer. Como a alimentação e a hidratação são necessárias para manter o cão vivo, se ele simplesmente parar de comer e de beber, sua situação vai piorar e ele poderá falecer ainda mais rápido.

4. Ficar muitas horas na mesma posição

Quando um cachorro fica deitado por longas horas, principalmente na mesma posição, e não deixa que você tente mexer nele, é um sinal preocupante. Nos cães que não são idosos, pode significar dor. No cão idoso o motivo é o mesmo, só que é esperado por causa dos efeitos da velhice. Porém, ele precisa se movimentar para não ficar ainda mais atrofiado e com cada vez mais dor.

5. Exames anormais

Ao notar algum desses sintomas mencionados no cão, é muito importante levá-lo ao veterinário para fazer exames. Se ele não for idoso e estiver com alguma doença, poderá falecer por falta de um diagnóstico e tratamento adequado. Se ele já estiver idoso, é importante saber como está o organismo dele para evitar ao máximo o seu sofrimento.

Publicidade

Mesmo que ele esteja com alguma doença que vá provocar a sua morte de qualquer jeito, é bom saber que doença é essa, inclusive para saber identificar e poder tratar precocemente caso tenha mais cães que podem passar pela mesma situação no futuro.

Veja também: Principais causas da obesidade em cães e como tratar

PODE GOSTAR TAMBÉM