Os carrapatos são parasitas que costumam afetar os animais de estimação e causar problemas graves de saúde. O incômodo não é apenas nos animais, mas também nos tutores que ficam preocupados e podem ter que gastar muito para tratar dos pets.
O pior é que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar, então não adianta apenas impedir que os pets saiam para o quintal. Os parasitas podem estar em cantinhos da casa por muito tempo, e a única solução é eliminá-los.
Onde vivem os carrapatos?
Existem algumas espécies de carrapatos que vivem principalmente em zonas rurais, pois preferem as vegetações e afetam os animais que ficam ao ar livre. Mas, também existe a espécie Rhipicephalus sanguineus, que é o carrapato urbano. Ele prefere clima seco, então vai se reproduzir nos ambientes domésticos.
Uma infestação pode começar quando o seu cão ou gato está com carrapatos, e sem que você perceba, os parasitas se desprendem do cão dentro de casa e começam a se reproduzir.
Outra forma é quando você compra ou ganha móveis que já estejam infestados, pois os carrapatos urbanos gostam de se esconder em locais secos e escuros, especialmente longe do chão, como em móveis altos.
Além disso, o carrapato é capaz de percorrer quilômetros em um busca de um cão para poder se alimentar do sangue do animal. Então, mesmo que os parasitas estiverem do lado de fora, podem ir sozinhos para dentro de casa ou do apartamento.
Receitas e soluções para eliminar carrapatos do ambiente
Eliminar os carrapatos que estiverem no corpo do seu animal é essencial para preservar a saúde dele e da sua família. Mas, ao mesmo tempo, faça uma dessas receitas e aplique por toda a casa, dentro e fora, para garantir que vai matar uma possível infestação.
Veneno de cravo-da-índia
Coloque algumas folhas de cravo-da-índia ou os próprios cravinhos em uma panela com água para ferver. O líquido vai liberar o aroma forte do cravo que é repelente para carrapatos e pulgas. Se quiser, pode adicionar alguma casca de fruta cítrica para intensificar o odor. Depois coe o líquido, coloque em um borrifador e aplique pelo quintal e nos cantos escuros e secos da casa.
Veneno com óleos essenciais
Faça uma combinação de apenas uma gota de óleo essencial de rícino, limão, sésamo e canela diluídos em um pouco de água. O cheiro vai ficar bem intenso. Aplique só nos cantinhos da casa onde seu pet não tem acesso, pois pode ser muito forte para o olfato apurado dele.
Veneno com óleo de neem
O óleo de neem é um repelente natural muito usado para prevenir e eliminar pragas nas plantas. Ele também é útil para acabar com o carrapatos no ambiente. É possível comprar o óleo já diluído em água e dentro de um borrifador para aplicar direto no ambiente interno e externo.
Veneno com vinagre
Outro cheiro bem forte que ajuda a matar e afastar carrapatos e pulgas é do vinagre. Misture partes iguais de água e vinagre em um borrifador e aplique por tudo. No começo o cheiro é mais forte, depois vai neutralizando, e ainda tem o benefício de desinfetar.
Mantenha a limpeza de tudo
Os carrapatos ficam até mesmo nos sofás, cobertas, tapetes e podem se grudar nas roupas. Então, uma boa faxina semanal, completa, e lavar as roupas com frequência é bem importante para prevenir as infestações de carrapatos em casa. Mantenha tudo bem limpo, principalmente nos cantinhos de móveis.
Produtos próprios para carrapatos no ambiente
Se não quiser fazer as receitas caseiras ou se a infestação estiver muito grande e exigir uma solução mais forte, compre um produto próprio para matar carrapatos, encontrado nas lojas de pet shop ou produtos agropecuários. Preste atenção na forma de uso, pois pode ser tóxico. Precisa usar proteção e manter os pets longe do local que recebeu o veneno por algumas horas ou dias, dependendo da quantidade aplicada. É como uma dedetização.