Sabe aquele hábito de assistir televisão no escuro, ou ficar mexendo no celular antes de dormir? Pois bem, após a história que iremos te contar, você vai repensar duas vezes essas atitudes antes de voltar a fazer novamente.
Um rapaz passava todas as noites, entretido mexendo em seu celular no escuro pouco antes de dormir.
Após um tempo, sentiu que sua visão andava turva e já não era a mesma.
Preocupado, resolveu procurar a ajuda de um oftalmologista, que ao realizar os exames constatou que o seu olho já estava vermelho e o corpo vítreo danificado.
Infelizmente, após várias passagens pelo médico, ele foi diagnosticado com câncer no olho.
Esse é um tipo de câncer raro e que possui como sintomas sensação de luzes piscantes, visão embaçada ou pontos pretos no campo de visão.
Mas não se assuste, pois esses sintomas também são comuns em muitos outros tipos problemas oculares.
Os efeitos dos raios UVA e UVB no corpo
Os olhos expostos à irradiação de UV diretamente, estão sujeitos ao desenvolvimento de câncer.
Mas existem outros fatores que também podem contribuir como exposição a muita luz azul.
Ela penetra profundamente na retina, desenvolvendo problemas como conjuntivite, catarata ou dano profundo na retina.
Lâmpadas de LED, de baixa energia e xênon expõem os olhos a níveis mais altos de luz azul do que as convencionais.
Eletroeletrônicos com essa tecnologia na tela, emitem também luz azul.
Entenda, que esse tipo de luz, tem um comprimento de onda mais curto do que a ultravioleta, sendo muito mais perigosa para a saúde dos olhos, pois atinge facilmente o interior do globo ocular.
Um exemplo simples, a irradiação da luz azul é 30 vezes mais alta do que ao ar livre por uma hora num dia de tempo nublado.
Agora imagina, quando você está olhando para uma tela por uma hora ou mais em um local fechado, o tamanho do estrago que acontecerá.
Ainda está em fase de estudos e nada é totalmente comprovado, mas a única coisa certa é que quando olhamos para uma tela de smartphone, por exemplo, os nossos olhos tendem a piscar menos.
Isso leva a um ressecamento e irritação do globo ocular, podendo ocasionar a diminuição ou perda gradativamente da visão.
Apesar de tudo isso, é impossível vivermos sem a atuação desses raios em nossa vida, pois eles são os responsáveis pela produção de serotonina no cérebro, hormônio regulador de estresse e alegria, além do equilíbrio hormonal, que regulariza o sono e o descanso do corpo para o desempenho das atividades.
Como proteger os seus olhos dos danos
- Opte sempre por óculos que tenham lentes e cobertura com filtro para luz azul; eles também podem ser usados em ambiente fechados.
- Use fontes de luz branca quente (temperatura de cor acima de <3300 K).
- Em dias ensolarados, proteja seus olhos usando óculos de sol, mas fique atento se ele possui a marca FCC.
Siga as dicas acima, não exceda o tempo necessário utilizando aparelhos eletrônicos e visite sempre o seu oftalmologista.
Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!
Compartilhe!