O Halloween é celebração mais antiga do que talvez você possa imaginar. Inclusive, começou de forma bem diferente do que é comemorado hoje em dia. Embora não seja uma data típica do calendário cultural brasileiro, está cada vez mais presente a cada ano que passa. É por isso que vale a pena conhecer os principais símbolos do Halloween e a origem da história.
Quais são os símbolos do Halloween?
A maioria deles tem seu significado bem antigo, desde a origem dessa celebração, que você vai conhecer no próximo tópico. Embora muitos monstros e personagens sejam tão conhecidos e usados como fantasia de Halloween no dia 31 de outubro, há símbolos que não podem faltar, pois são considerados oficiais. Veja quais são:
1. Abóbora
A abóbora tornou-se um dos principais símbolos do Halloween por causa da lenda de Jack-O’-Lantern, um bêbado falecido condenado a vagar na terra com uma abóbora iluminada sendo esta sua única fonte de luz em toda a escuridão. Porém, na cultura antiga eram usados nabos. As abóboras passaram a ser porque sua produção era maior do que a de nabos nos Estados Unidos.
2. Bruxas e suas vassouras voadoras
A razão de as bruxas fazerem parte desse universo se dá porque existe a lenda de que as reuniões anuais das bruxas ocorriam duas vezes ao ano, uma em 30 de abril e a outra em 31 de outubro. Nesses dias, elas chegavam ao local da convenção com suas vassouras voadoras e se reuniam para lançar feitiços e maldições nas pessoas.
3. Gato preto
O gato preto está aqui por causa das bruxas. Além de serem os animais favoritos delas, diz a lenda que as bruxas transformam-se em gatos pretos para andarem entre as pessoas comuns sem serem notadas e observarem quem vão amaldiçoar.
2. Doces ou Travessuras
Até mesmo a tradicional brincadeira de Halloween feita pelas crianças de saírem pelas ruas tocando a campainha das casas pedindo doces tem sua origem ainda mais antiga, por isso é outro dos símbolos do Halloween.
Antigamente, no dia 2 de novembro, que é o dia de finados, os cristãos tinham o hábito de saírem em grupos e irem passando pelas casas vizinhas para pegarem os soul cakes, ou bbb, que eram pães com groselha.
O dono da casa, ao entregar o bolo, recebia uma oração para um ente querido da sua família, falecido recentemente. A crença era de que essa prática ajudava o falecido a entrar no céu.
5. Velas
As velas têm a representação do fogo, que nada mais é do que a luz que todos precisam e que acendia-se para iluminar o caminho das almas. Como antigamente não havia eletricidade, a luz do fogo sempre teve muita importância, ainda mais do que hoje em dia. É por isso que as velas são um dos símbolos de Halloween.
Origem e história do Halloween
Agora que já conhece os principais símbolos do Halloween, conheça a origem da história. O nome original da celebração de Halloween é Samhain, um nome que representa a troca de estações, que é o fim do verão e o início do inverno europeu. Essa celebração tem registros históricos de cerca de 2 mil anos atrás e era realizada pelos povos Celtas espalhados pela Europa.
No último dia do mês de outubro, esses povos reuniam-se para celebrar o fim da última colheita do ano, agradecer aos deuses pela fartura, o retorno dos rebanhos aos pastos e a renovação das suas leis.
Existem muitas lendas sobre outros motivos que cercam essa celebração, tal como o dia 31 de outubro ser o dia em que os espíritos dos que morreram naquele ano voltam para possuírem vivos e poderem viver na terra no ano seguinte.
Então, para que os espíritos não os encontrassem, todos apagavam suas fogueiras e tochas e vestiam fantasias para assustar os mortos.
Somente por volta de 1840 é que a cultura veio para os Estados Unidos trazida pelos Irlandeses e então começou a ter adaptações para o que representa hoje. Então, os símbolos do Halloween são uma mistura da cultura original com as adaptações norte-americanas.
Veja também: 40 Ideias para maquiagem de Halloween