Se você já foi ao salão fazer algum procedimento químico, como alisamentos, pode ser que tenha recebido a orientação de usar shampoo sem sal. Mas, qual é a diferença desse shampoo para os outros? Que sal é esse que faz tanto mal aos fios? Descubra agora!
O que é shampoo sem sal?
O tão falado “sal” do shampoo é esse mesmo que você está pensando: o cloreto de sódio, mais conhecido por sal de cozinha. O sal no shampoo tem a função de espessante, ou seja, serve para deixar o produto mais espesso e cremoso.
É diferente de quando você procura um shampoo sem sulfatos, que são detergentes para fazer espuma que agridem os fios mais do que o sal. Então, se quiser um produto livre dessas substâncias, ele precisa ser sem sal e sem sulfatos.
Quais os benefícios do shampoo de sal?
Quando você escolhe usar esse produto, seus cabelos são lavados com menos agressividade. Depois de limpos, poderão ficar menos ressecados e opacos do que com a versão que contém sal.
O mesmo vale para o shampoo sem sulfato, que gera menos espuma, mas limpa com eficácia do mesmo jeito. Além disso, esses shampoos oferecem outros benefícios, como:
- Ajuda a manter a coloração artificial por mais tempo;
- Deixa o cabelo com uma aparência mais viva e saudável;
- Previne a queda e quebra dos fios;
- Ajuda os fios a perderem menos água e fiquem hidratados por mais tempo;
- Mantém o alisamento por mais tempo;
- Pode ser utilizado todos os dias;
- Realça o brilho natural dos fios.
Mas, lembre-se que não é uma ciência exata. Há pessoas que gostam muito do resultado da lavagem do cabelo com shampoos comuns, que têm sal e sulfatos, e não abre mão. Outras pessoas podem notar a diferença de usar o produto sem sal e sulfatos, principalmente se têm cabelos muito ressecados ou muito oleosos. É uma questão de fazer o teste por alguns dias e de testar diferentes marcas.
Para quais tipos de cabelo é indicado?
O shampoo sem sal, assim como o sem sulfato, são recomendados para quem já está com o cabelo danificado, ressecado e opaco.
Também para quem usa química no cabelo – pois a química resseca – e para quem tem fios cacheados e crespos, que são naturalmente mais ressecados, já que o óleo natural do couro cabeludo tem dificuldade em chegar às pontas devido à curvatura dos fios.
No caso de quem tem o cabelo naturalmente mais oleoso, esses produtos podem piorar a situação. Aí é melhor usar os comuns, com sal, pois ajudam no controle da oleosidade.
Como saber se o produto tem sal ou sulfatos?
Apesar de ser um benefício que as marcas costumam destacar no rótulo, nem todas deixam claro que o shampoo não contém sal ou sulfatos. Então, para ter certeza, você precisa ler o rótulo do shampoo na parte da composição e ver se encontra alguma dessas descrições:
- Sodium lauryl sulfate/SLS
- Sodium lauryl ether sulfate/SLES ou Sodium laureth sulfate
- Sodium myreth sulfate
- Sodium myristyl sulfate
- Ammonium lauryl sulfate/ALS
- Ammonium lauryl ether sulfate/ALES
- Sodium coco/cocoyl sulfate
Se encontrar uma ou mais dessas substâncias descritas na embalagem, quer dizer que o shampoo tem sal e sulfatos.
Veja também: Como lavar o cabelo sem usar shampoo?